Da Redação
A Justiça do Trabalho homologou, nos três primeiros dias da Semana Regional de Conciliação, vários acordos entre trabalhadores e a Caixa Econômica Federal, que buscou resolver os processos, alguns deles em tramitação desde 2011, de forma amigável.
De segunda até quarta, o volume financeiro das conciliações firmadas pelo banco público se aproximou dos R$ 2,3 milhões.
A pauta de audiências na Semana de Conciliação é muito bem vista não só pela oportunidade de tentarmos uma conciliação com os reclamantes, como também por envolver todo um espírito de colaboração entre os jurisdicionados para se chegar em um denominador comum. Ganha o reclamante, que já tem o seu litígio resolvido, ganha a instituição Caixa, pois liquidamos os processos e redistribuímos os advogados para outras atividades, e ganha o Poder Judiciário, que resolve essa questão definitivamente”, disse o coordenador jurídico da Caixa, Eber Souza.
O advogado do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, que atuou em algumas das conciliações firmadas, afirmou que a conciliação possibilitou a construção de acordos, mesmo em momento de pandemia e crise econômica.
“Nessa Semana, conseguimos realizar acordos para diversos empregados em vários processos. Três deles tramitavam desde 2011 e eram de difíceis resoluções.”
Semana da Conciliação
A Semana Regional de Conciliação do TRT de Mato Grosso teve início na segunda e segue a até a próxima sexta (9), com audiências feitas exclusivamente por videoconferência.
Nos três primeiros dias, a movimentação financeira total ficou em R$ 2,7 milhões. (Com informações da Assessoria do TRT-MT)