O Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi o vencedor do prêmio CNJ Juíza Viviane do Amaral, Edição 2022, por criar o aplicativo “SOS Mulher MT – Botão do Pânico Virtual”.
O aplicativo, desenvolvido em parceria com a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) no ano de 2021, deve ser instalado no celular da vítima de violência doméstica e familiar para ser acionado caso o agressor volta a se aproximar. Dessa forma o pedido de socorro chega ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Segurança (Sesp), que encaminhará uma guarnição policial até o local.
Além da categoria Tribunal, o prêmio contempla iniciativas de outras cinco categorias: Magistrados(as); Atores (atrizes) do sistema de Justiça Criminal - Ministério Público, Defensoria Pública, Advogados(as), Servidores(as); Organizações não governamentais; Mídia; e produção acadêmica.
O prêmio CNJ Juíza Viviane do Amaral Esta é uma iniciativa do CNJ destinada a premiar e a dar visibilidade a ações de prevenção e enfrentamento ao fenômeno da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas.