O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo cumpriu, nesta quarta-feira (25), mandados de busca e apreensão em Dom Aquino (a 172 km de Cuiabá, para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro do jogo do bicho.
A ação ocorreu durante a Operação Sunset, quando ordens judiciais também foram cumpridas em diversos municípios de São Paulo.
A investigação do Ministério Público tem por alvo três organizações criminosas que promovem a lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho realizado em dezenas de cidades de São Paulo e de outros estados.
Segundo as investigações, o primeiro grupo, liderado por família tradicional e sediado em Ibitinga e Bauru, executa a lavagem de dinheiro por meio de produções rurais dissimuladas, situadas em São Paulo e Mato Grosso, movimentando milhões de reais provenientes do jogo do bicho.
Já o segundo núcleo, encabeçado por outra família, tem base em Marília e mantém diversas empresas com operações dissimuladas, além de propriedades rurais e holding patrimonial. Por meio delas, o grupo viabiliza a lavagem de vultosa quantia proveniente do jogo do bicho.
O terceiro grupo, também sediado em Marília, promovia a lavagem de dinheiro por meio de holding patrimonial que, ao longo dos anos, formou patrimônio imobiliário expressivo. (Com informações da Assessoria do Gaeco-SP)