facebook instagram
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2026

Advocacia Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, 15:39 - A | A

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, 15h:39 - A | A

COMBATE À FRAUDE

Conselho reúne setores estratégicos para enfrentar golpe do “falso advogado”

Na próxima semana, os participantes deverão apresentar propostas de medidas contra as fraudes

Da Redação

A OAB Nacional reuniu se reuniu com representantes dos setores financeiro, de telecomunicações e de tecnologia para alinhar estratégias de enfrentamento ao golpe do “falso advogado”.

A reunião foi conduzida pela secretária-geral e presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Rose Morais, e pela secretária-geral adjunta, Christina Cordeiro.

Para Rose Morais, o encontro representou um avanço institucional relevante.

“Trata-se de um passo importante ao reunir diferentes setores para um diálogo coordenado, com o objetivo de alinhar responsabilidades e fortalecer mecanismos de prevenção e resposta a esse tipo de crime, que tem atingido a advocacia e a sociedade de forma ampla”, afirmou.

Christina Cordeiro destacou o caráter propositivo da iniciativa e a necessidade de atuação integrada.

“Esta foi a primeira reunião em que conseguimos trazer, no âmbito do Conselho Federal, os principais atores envolvidos para discutir, de forma conjunta, o que já vem sendo feito e quais ações ainda precisam ser adotadas. O golpe do falso advogado é um problema nacional e exige medidas práticas, articuladas e céleres, que envolvam prevenção, comunicação e orientação à população”, ressaltou.

Segundo ela, a construção de mecanismos eficazes pode contribuir para mitigar o problema e reduzir a judicialização, que nem sempre apresenta resultados efetivos.

Participaram do encontro representantes da Meta, Ciro Torres Freitas; da Conexis Brasil Digital, Danielle Crema, Bruno Cavalcanti, Giovana Zonzini e Jonathan Palhares; da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Luis Vicente de Chiara, Ivo Mósca, Lucinéia Possar e Amaury Martins de Oliva; da Zetta, Fernanda Garibaldi; da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Thais de Gobbi; da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais do Brasil (Brasscom), Sergio Sgobbi; e da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Thiago Brazolin e Felipe Natale.

Uma nova reunião está prevista para a próxima semana, quando os participantes deverão apresentar propostas e encaminhamentos para dar continuidade à construção conjunta das medidas debatidas. (Com informações da Assessoria da OAB)