O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegeu os novos membros do Órgão Especial em sessão administrativa desta quinta-feira (10).
O Órgão Especial é composto por 15 desembargadores, sendo metade pelo critério de antiguidade e por eleição pelo Tribunal Pleno.
Os três novos dirigentes que foram eleitos na mesma sessão são membros natos do Órgão Especial, isto é, José Zuquim como presidente, Nilza Maria Pôssas de Carvalho como vice-presidente e José Luiz Leite Lindote como corregedor-geral da Justiça.
Na sequência, foram escolhidos os três desembargadores mais antigos da magistratura, depois o mais antigo pelo Ministério Público, que era o desembargador Marcos Machado, mas ele renunciou para ceder o lugar ao desembargador Marcos Regenold, que ainda não compôs o Órgão Especial.
O próximo foi o desembargador mais antigo pela Ordem dos Advogados do Brasil e na sequência outros três desembargadores mais antigos da magistratura. Por fim, quatro foram eleitos por voto secreto pelo Tribunal Pleno, sendo três da categoria magistrado e um da OAB, como candidato único o desembargador Hélio Nishiyama.
Confira como ficou a composição do Órgão Especial para o biênio 2025/2026:
Des. José Zuquim Nogueira – presidente
Desa. Nilza Maria Pôssas de Carvalho – vice-presidente
Des. José Luiz Leite Lindote – corregedor-geral da Justiça
Des. Orlando de Almeira Perri – antiguidade magistratura
Des. Juvenal Pereira da Silva – antiguidade magistratura
Des. Márcio Vidal – antiguidade magistratura
Des. Marcos Regenold – antiguidade Ministério Público
Des. Rubens de Oliveira Santos Filho – antiguidade OAB
Des. Rui Ramos Ribeiro – antiguidade magistratura
Des. Carlos Alberto Alves da Rocha – antiguidade magistratura
Desa. Clarice Claudino da Silva – antiguidade magistratura
Des. Rodrigo Roberto Curvo – eleito magistratura
Des. Gilberto Giraldelli – eleito magistratura
Des. Hélio Nishiyama – eleito OAB
Desa. Maria Erotides Kneip – eleita magistratura
Os desembargadores Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, Mário Roberto Kono de Oliveira, Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, Sebastião de Arruda Almeida e Dirceu dos Santos foram eleitos como suplentes para o Órgão Especial.
O Órgão Especial tem atribuições para julgamento de matérias administrativas e judiciais. (Com informações da Assessoria do TJMT)