O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, sancionou duas leis que atendem a demandas de vereadores da capital e da população na área da saúde.
A primeira lei, de autoria do vereador Alex Rodrigues, autoriza a contratação de empresa para fornecimento de internet para pacientes e acompanhantes da rede municipal de saúde.
Conforme o texto, o serviço deve proporcionar acesso à internet via wi-fi, melhorando o conforto e a comunicação, além de facilitar o acesso dos usuários a informações e serviços online de saúde e de promover a inclusão digital da população atendida nas unidades de responsabilidade do município.
A segunda lei sancionada faz integrar ao Calendário Municipal o Dia Municipal da Conscientização da Osteogênese Imperfeita, também conhecida como “ossos de vidro”. Com a nova legislação, a data será comemorada anualmente, em Cuiabá, no dia 6 de maio.
De autoria da vereadora Maria Avalone, a data visa conscientizar e ampliar o conhecimento sobre a doença, o que é fundamental para melhorar o diagnóstico, o tratamento e a qualidade de vida das pessoas afetadas.
A Osteogênese Imperfeita (OI) é uma doença genética rara que compromete a produção de colágeno, substância essencial para a resistência dos ossos e de outros tecidos do corpo. Como resultado, os ossos se tornam frágeis e podem fraturar com facilidade, mesmo em casos de traumas leves. A condição também pode afetar os dentes, a audição e o crescimento.
As novas legislações seguem para publicação na Gazeta Municipal e, a partir daí, passam a ter validade no município. (Com informações da Secom de Cuiabá)