Após recomendação do Ministério Público do Estado (MPE), a Comissão de Indústria e Comércio (CIC) da Câmara de Cuiabá deliberou pela realocação dos vendedores ambulantes da região central da Capital para o Shopping Orla, que fica no bairro Porto.
Além do centro da cidade, os vendedores das regiões do CPA e Pedra 90 serão notificados.
Participaram da reunião os vereadores Kassio Coelho (Podemos), presidente da comissão, Dra. Mara (Podemos) e Fred Gahyva (REP).
Durante a reunião, o presidente da Comissão, Kassio Coelho (Podemos), enfatizou que a necessidade da reordenação dos ambulantes vem após diversas reclamações por parte da população e de pessoas com deficiência, alegando a dificuldade na trafegabilidade nas calçadas da região.
“Precisamos fazer essa mudança, mas dando condição de trabalho também para essas pessoas. Não sei como o prefeito está pensando em fazer isso, mas precisa de uma solução. Hoje, o calçadão uma pessoa com deficiência na Rua 13 de Junho não tem condição de passar. O pedestre tem que andar na rua, porque não consegue andar nas calçadas, então precisamos dar ordem”, enfatizou o vereador.
Outro ponto apresentado é a suspeita da existência de um esquema de distribuição centralizada de produtos aos ambulantes da região.
O prefeito Abílio Brunini definiu que os vendedores serão redirecionados ao Shopping Orla.
“Na conversa com os vereadores foi feita uma proposta para que os ambulantes da 13 de Junho possam usar temporariamente algumas bancas lá no Shopping Orla até que a gente faça a adaptação de um local mais apropriado. Mas a gente não quer estimular que eles tenham o direito de ocupar uma banca porque invadiram uma calçada para vender um produto no Centro. Não é assim. Senão, vai premiar quem invadir as calçadas”, disse Abílio.
Ambulantes em Ordem
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), deu início na segunda-feira (5) à organização do comércio ambulante na região central, com a notificação de cerca de 120 comerciantes. A ação faz parte do Programa "Ambulantes em Ordem" e visa garantir o cumprimento das normas urbanísticas e a reorganização das atividades comerciais informais em espaços públicos, conforme recomendação do MPE.
A notificação informou que, no prazo de 30 dias, serão realocados trailers, barracas, carrinhos de mão, furgões, tendas, bancas, cavaletes e outros itens instalados de forma irregular sobre calçadas.
A ocupação inadequada das calçadas também é uma das principais reclamações da população, especialmente de pessoas com deficiência, que são prejudicadas pela presença desordenada de barracas. (Com informações da Secom da Câmara de Cuiabá)