facebook instagram
Cuiabá, 24 de Janeiro de 2026

Justiça Eleitoral Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026, 09:44 - A | A

Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026, 09h:44 - A | A

EM ARENÁPOLIS

Justiça registra biometria de eleitores do interior de MT no próximo sábado

Foco será alcançar 560 eleitores sem a biometria cadastrada

Da Redação

A população do município de Arenápolis recebe, neste sábado (10), o primeiro mutirão de atendimento da 17ª Zona Eleitoral de Mato Grosso em 2026. O foco é ampliar o índice de cadastramento biométrico no município, alcançando 560 eleitores sem biometria.

A ação ocorre das 8h às 16h, no Supermercado Aurora, localizado na Avenida Prefeito Caio, s/n, no Centro. 

Para além da coleta biométrica, também serão ofertados os serviços essenciais da Justiça Eleitoral: alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), transferência, revisão de dados cadastrais, emissão de certidões e guias para quitação de multas eleitorais, segunda via e regularização do título.

“A proposta consiste na utilização do primeiro sábado após o quinto dia útil, com o objetivo de ampliar e otimizar o atendimento de quem ainda não realizou o cadastramento biométrico. Buscamos alcançar o maior número possível de eleitores e eleitoras, por ser um local de grande circulação de pessoas nesse período. Com isso, também vamos avaliar a viabilidade desse modelo de atendimento em estabelecimentos do comércio local”, declarou o chefe de Cartório da 17ª Zona Eleitoral, Francisco de Campos Lima Neto.

Para ser atendido, basta apresentar o documento oficial com foto, em versão física ou digital. Em caso de transferência e alistamento (confecção do 1º título), também é necessário levar o comprovante de residência atualizado. Para confeccionar o primeiro título de homens maiores de 18 anos, é preciso ainda mostrar o comprovante de quitação militar. Vale lembrar que pessoas de outras Zonas Eleitorais do estado também podem usufruir do serviço.

Panorama biométrico

Atualmente, Arenápolis está na 82ª posição no ranking de cobertura biométrica no estado, com índice de 92,70%. O percentual corresponde a 7.117 pessoas aptas a votar com biometria, dentro de um universo de 7.677 eleitores e eleitoras.

Por outro lado, 560 pessoas ainda não cadastraram as impressões digitais, o equivalente a 7,29%. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)