Da Redação
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rondonópolis (a 212 km ao sul de Cuiabá) registrou 100% de acordos em audiências de conciliação por videoconferência.
Essas conciliações virtuais são de processos judiciais em trâmite na Segunda Vara de Família e Sucessões e ocorrem nos moldes do Provimento 15/2020 da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso e de acordo com as determinações da Presidência do Tribunal de Justiça (TJMT), para o distanciamento social neste período de pandemia da Covid-19.
Em quatro dias foram realizadas quatro audiências processuais de família, sendo que em uma delas houve a necessidade de se fazer mais três audiências e uma sessão de mediação pré-processual.
A juíza titular da Segunda Vara Especializada de Família e Sucessões e também coordenadora do Cejusc, Cláudia Beatriz Schmidt ressaltou a importância desse formato de audiência para a efetivação dos serviços prestados à população.
"Com a possibilidade da realização das audiências de conciliação e mediação por videoconferência, contando com a valorosa colaboração dos advogados, implementou-se a saudável retomada do diálogo entre os litigantes, com traço de dinamismo e praticidade, otimizando a entrega da prestação jurisdicional".
De acordo com o gestor do Cejusc, Sebastião José de Queiroz, com a tecnologia foi possível a criação de três salas virtuais que atendem simultaneamente as unidades judiciárias e as demandas pré-processuais.
“Esse é um trabalho realizado em equipe, e o sucesso é consequência do empenho e dedicação de cada um dos envolvidos, desde o primeiro contato com o jurisdicionado até a entrega da prestação jurisdicional”, destacou.
As sessões virtuais foram conduzidas pelos conciliadores/mediadores judiciais: Elizangela de Moraes Viana, Victor Lopes do Nascimento, Wanderlei José dos Reis Junior, Wilza Monalisa Fernandes Costa Sena e Daniela Alexandrina das Neves, sendo que os resultados alcançaram 100% em acordos.
Tendo em vista, o regime de teletrabalho instituído pela Portaria Conjunta nº 249/2020 o Cejusc de Rondonópolis recebe os pedidos de agendamentos de conciliação e mediação pré-processuais pelo do e-mail: [email protected], ou pelo whatsapp da unidade (66) 9 9209 – 8833, e quando possuem advogado, através da plataforma do PJe. (Com informações da Assessoria do TJMT)