facebook instagram
Cuiabá, 13 de Janeiro de 2025
logo
13 de Janeiro de 2025

Justiça Trabalhista Sexta-feira, 24 de Junho de 2022, 08:00 - A | A

24 de Junho de 2022, 08h:00 - A | A

Justiça Trabalhista / SEGURO DE VIDA

Banco e seguradora terão que indenizar cliente por cobrança indevida

Segundo os autos, a cliente percebeu que estava sendo descontado de sua conta bancária valor referente a uma contratação ilícita

Da Redação



A Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou ao Banco Santander e a Companhia de Seguros Previdência do Sul que paguem R$ 5 mil de indenização a uma cliente do banco por cobrança indevida de seguro de vida.

Ao perceber o desconto de cerca de R$ 27,74 em sua conta, a cliente procurou a agência para ver o que estava acontecendo. Na unidade bancária, foi informada que se tratava de um seguro de vida que ela teria contratado e verificou que os descontos mensais iniciaram em abril de 2016 e foram até março de 2019, quando descobriu a cobrança indevida.

Ela recorreu à Justiça e obteve decisão favorável na primeira instância.

A seguradora interpôs recurso de apelação no TJ, para tentar anular a condenação.

Mas, o relator, desembargador João Ferreira Filho, votou apenas para reduzir o valor indenizatório.

“A seguradora agiu negligentemente ao não proceder com as cautelas necessárias a fim de evitar que a contratação ilícita fosse efetivada; como não o fez, agiu com culpa em relação ao dano causado a autora, devendo, portanto, indenizá-la”, aponta a decisão.

Ele não viu má-fé por parte das rés, pois “no caso, presume-se que a contratação se deu, essencialmente, por falha interna, inexistindo qualquer indicativo da participação ou conivência de algum funcionário da seguradora ou do banco, não havendo como imputar de maneira subjetiva, que a seguradora e a instituição bancária realmente agiram desprovidas de boa-fé”.

O voto dele foi seguido pelas desembargadoras Clarice Claudino da Silva e Nilza Maria Possas de Carvalho. (Com informações da Assessoria do TJMT)