facebook instagram
Cuiabá, 18 de Julho de 2024
logo
18 de Julho de 2024

Administrativo Quinta-feira, 24 de Dezembro de 2020, 08:48 - A | A

24 de Dezembro de 2020, 08h:48 - A | A

Administrativo / MODERNIZAÇÃO

Vara de Execução Fiscal de Cuiabá está totalmente virtualizada

O trabalho foi realizado em etapas e consistiu em fazer o inventário dos processos para contabilização, promover a higienização que é a retirada dos post-its, clips, grampos e, na sequência, escaneamento e distribuição na plataforma PJe

Da Redação



Depois de oito anos ocupado com processos da Vara de Execução Fiscal Municipal e Estadual, o Plenarinho do Fórum de Cuiabá foi totalmente liberado dos papéis. Ali, estavam guardados pouco mais de 40 mil processos físicos tendo em vista que o grande volume não cabia na secretaria da unidade judiciária. A ação marca a virtualização da Vara de Execução da Capital.

A desobstrução do espaço começou em março de 2019, quando uma ação conjunta entre a Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria-Geral da Justiça mato-grossense determinou a digitalização e inserção no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) de todos os processos físicos.

O trabalho foi realizado em etapas e consistiu em fazer o inventário dos processos para contabilização, promover a higienização que é a retirada dos post-its, clips, grampos e, na sequência, escaneamento e distribuição na plataforma PJe.

De acordo com o juiz Emerson Luís Pereira Cajango, responsável pelo trabalho de digitalização e virtualização das ações, o resultado surgiu em pouco tempo e, no dia 18 de dezembro de 2020, todos os processos estavam virtualizados.

“O trabalho foi feito com força extra para finalizar os processos físicos e os benefícios puderam ser percebidos em pouco tempo. Houve ganho no quesito sustentabilidade tendo em vista a economia com de energia elétrica e de papel gerada com a virtualização. Também foi possível eliminar um ambiente que, por conta dos papéis, acabou se tornando insalubre”.

A Vara de Execução Fiscal de Cuiabá é a vara com maior número de processos no Estado. (Com informações da Assessoria do TJMT)