O juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Luiz Octávio Saboia Ribeiro, e o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson, se despediram do Pleno, durante a sessão plenária desta terça-feira (31).
Os biênios deles na Justiça Eleitoral terminam nos dias 5 de novembro e 31 de outubro, respectivamente.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou o trabalho realizado por ambos.
“Me sinto feliz por ter convivido e aprendido com os senhores, sinto uma alegria em ver o compromisso que os senhores têm com a coisa pública, com o Judiciário. Gosto muito das frases da Cora Coralina e tem uma que diz: ‘Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’, agradeço pelos aprendizados, pelo entusiasmo, pela brilhante competência com que atuaram. Obrigada por enxergarem a coisa pública de uma forma séria e honesta e desejo que a caminhada de vocês seja feliz. Tenham certeza que o que os senhores fizeram aqui serviu de base para suas caminhadas. Contem conosco, pois a casa é de vocês, aqui vocês têm o amparo, caso necessitem e peço que continuem contribuindo conosco em outras atividades”.
A vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Serly Marcondes Alves, também ressaltou a competência do juiz-membro e do procurador regional eleitoral.
“É uma grande responsabilidade falar dos dois, pois são profissionais muito engajados e conscientes do papel que desempenham. Foi um prazer imenso trabalhar neste Pleno com os senhores, sem dúvida fizeram muito bem seus trabalhos. Desejo sucesso na caminhada e agradeço pelos momentos partilhados”, frisou.
O juiz Luiz Octávio Saboia Ribeiro afirmou que se despediu com um misto de tristeza, alegria e gratidão.
“Ganhar o respeito de pessoas inteligentes como as senhoras e senhoras é gratificante e não posso deixar de agradecer aos que estiveram aqui antes. Tivemos em 2022 uma eleição bem complicada e nós tivemos um timoneiro, que foi o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que conduziu com uma maestria fantástica e conseguiu que o Tribunal se unisse em uma direção. Sou muito grato à minha família, por todo o apoio nesse tempo que passei aqui, me desdobrando entre a Justiça comum e a Eleitoral. Também quero agradecer a todos os magistrados de 1º e 2º Grau, e cada servidor do Tribunal que me recebeu com um imenso carinho”.
Saboia também salientou o papel da Justiça Eleitoral na defesa da democracia. “Cada um de nós, com nosso trabalho árduo, fizemos essa Justiça Eleitoral funcionar, inclusive, aproveito a oportunidade para desejar excelência nos trabalhos nas eleições que se avizinham. Sempre procurei aplicar o Direito de forma transparente e justa. Fico triste em partir, mas feliz por saber que a instituição estará nas mãos de pessoas muito competentes e me despeço com carinho muito grande, ansiando para que a Justiça Eleitoral continue a ser esse farol da sociedade brasileira para a democracia”.
O procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson, relembrou a época que ingressou no TRE-MT.
“Eu entrei às vésperas das Eleições 2020 e tinha muito receio de como seria, mas tive uma surpresa muito grata, pelo acolhimento que tive, em um clima de sermos ajudados uns pelos outros. Agradeço todas e todos, aprendi muito na minha função, principalmente que se trata de uma função próxima a do julgador, compreendendo que estamos auxiliando dentro do processo da democracia. A Justiça Eleitoral, de fato, é a maior defensora da democracia, e poder participar disso foi muito engrandecedor. A mescla de membros é extremamente importante, pois temos desembargadores, juízes de Direito, juiz federal e membros da advocacia, o que faz com que o Tribunal evolua a cada gestão e que reflita a vontade do povo. Além dos membros do Pleno, agradeço também aos servidores, que sempre foram muito atenciosos e empenhados em tentar melhorar o processo eleitoral e ao Antônio, nosso tradutor de Libras nas sessões”.
Saboia será substituído pelo juiz Edson Dias Reis. E quem assume no lugar de Erich Masson é o procurador Pedro Melo Pouchain Ribeiro. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)