facebook instagram
Cuiabá, 18 de Julho de 2024
logo
18 de Julho de 2024

Administrativo Quinta-feira, 23 de Abril de 2020, 09:02 - A | A

23 de Abril de 2020, 09h:02 - A | A

Administrativo / DURANTE PANDEMIA

Judiciário MT se destaca em ranking de produtividade

A classificação considera apenas os dados absolutos de produtividade, sem levar em conta o tamanho do Tribunal

Da Redação



O Poder Judiciário de Mato Grosso encontra-se em posição de destaque no ranking de produtividade semanal aferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) neste período de pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), posicionando-se em nono lugar.

A classificação considera apenas os dados absolutos de produtividade, sem levar em conta o tamanho do Tribunal.

Apresentaram maior produtividade que o TJMT (classificado como de médio porte) apenas os cinco tribunais de grande porte do país (TJSP, TJRJ, TJMG, TJPR e TJRS) e outros dois tribunais de médio porte (TJPE e TJCE).

“Já estamos na quinta semana de home office e, mesmo nesse cenário de incertezas que vivenciamos hoje, a dedicação e força de vontade dos profissionais que integram o Judiciário de Mato Grosso se mantêm acima de média. Estamos inovando em diversos aspectos, voltando a realizar as sessões de julgamento, agora por videoconferência e transmissão on line, utilizando aplicativos para reuniões de trabalho, expandindo o PJe criminal, realizando audiências de conciliação por videoconferência... Enfim, vamos manter todo o esforço necessário a fim de permitir a manutenção do pleno funcionamento da máquina judiciária. Afinal, o Judiciário não para”, assegurou o presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

Ao todo, entre os dias 13 e 19 de abril, foram proferidas 317.614 sentenças e acórdãos por todo o país, sendo o Judiciário de Mato Grosso responsável por 8.768. Além disso, o TJMT também encontra-se em nono colocado no quesito ‘Decisões’, com 10.115 unidades, de um total de 577.146. Novamente aparecem como números absolutos maiores apenas os cinco tribunais de Justiça de grande porte, dois tribunais de médio porte (TJSC e TJCE) e um tribunal de pequeno porte (TJRO).

Já com relação à movimentação processual, nesses sete dias (13 a 19 de abril) o Tribunal de Justiça mato-grossense computou 264.201 movimentos em processos na primeira e segunda instâncias, de um total de 12.881.160 registrados em todo o país. No ranking, ficou em 10º lugar em comparação a todos os tribunais, incluindo os de grande porte.

Em Mato Grosso, o regime de teletrabalho instituído como medida para evitar a propagação da Covid-19 teve início no dia 20 de março. Desde então, magistrados e servidores têm utilizado a tecnologia para a entrega do trabalho. (Com informações da Assessoria do TJMT)