facebook instagram
Cuiabá, 20 de Maio de 2025

Outros Órgãos Sábado, 24 de Setembro de 2016, 09:45 - A | A

Sábado, 24 de Setembro de 2016, 09h:45 - A | A

cargo máximo

Três defensores disputam o comando da Defensoria em MT no dia 11 de novembro

A nomeação do Defensor-Geral é prerrogativa do Governador do Estado, que tem até 30 de novembro para oficializar a decisão

Da Redação

Três defensores públicos disputam o comando da Defensoria Pública de Mato Grosso. São eles: Silvio Jéferson de Santana, Maria Luziane Ribeiro e Nelson Gonçalves de Souza Júnior.

A eleição será realizada em 11 de novembro, das 13h às 17h30, na Sede Administrativa da Defensoria, localizada na Capital do Estado, e a apuração dos votos ocorrerá imediatamente após o término da votação. A nomeação do Defensor-Geral, por sua vez, é prerrogativa do Governador do Estado, que tem até 30 de novembro para oficializar a decisão.

Todos os membros da Instituição estão aptos a votar tanto para Defensor-Geral quanto para Conselheiro, sendo que o voto é direto, secreto, plurinominal e obrigatório para todos os Defensores Públicos do Estado.

Silvio Jéferson atualmente é o Primeiro Subdefensor Público-Geral, Maria Luziane é Conselheira e atua no Núcleo de Defesa do Consumidor de Cuiabá e Nelson Gonçalves é coordenador do Núcleo da Defensoria Pública de Primavera do Leste.

Conselheiros

Já para o cargo de Conselheiro Superior da Instituição os Defensores Públicos se inscreveram: David Brandão Martins, Diogo Madrid Horita, Érico Ricardo da Silveira, João Augusto de Sanctis Garcia, José Carlos Evangelista, Liseane Peres de Oliveira Toledo e Paulo Roberto da Silva Marquezini. O Conselho é formado por seis membros e cada Defensor Público pode votar em até seis nomes.

Compõem a Comissão Eleitoral, responsável pela condução do pleito, os Defensores Flávio Marcus Asvolinsque Peixoto (Presidente), Alenir Auxiliadora Ferreira da Silva Garcia (Secretária) e José Naaman Khouri (Membro). As inscrições deferidas serão encaminhadas para publicação no Diário Oficial até 48h após o fim do prazo para inscrição.

Atual gestão

O cargo de Defensor Público-Geral é ocupado hoje por Djalma Sabo Mendes Júnior e o Conselho Superior é formado pelos Defensores Públicos Rafael Rodrigues Pereira Cardoso, Diogo Madrid Horita, José Carlos Evangelista, Alex Campos Martins, Maria Luziane Ribeiro e Elianeth Gláucia Nazário.

Histórico

Desde o início das eleições para escolha de Defensor-Geral, em 2002, já passaram pelo cargo os Defensores Públicos, Fábio César Guimarães Neto (2002 – 2004/2004 – 2006), Helyodora Carolyne Almeida Rotin (2006 – 2008), Djalma Sabo Mendes Júnior (2008 – 2011), André Luiz Prieto/ Hércules da Silva Gahyva (2011 – 2013) e Djalma Sabo Mendes Júnior (2013 – 2015/2015 - 2017).

A Defensoria foi instalada em Mato Grosso em 1999, até 2002, no entanto, a escolha do Defensor-Geral era feita exclusivamente pelo Governador.