facebook instagram
Cuiabá, 14 de Maio de 2025

Ponto Central Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 11:36 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 11h:36 - A | A

ELEIÇÃO NO TRE-MT

Decano destaca momento histórico após acordo consensual

Da Redação

O juiz-membro Edson Dias Reis destacou o momento historico vivido pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) nesta quarta-feira (14), quando elegeu, por proclamação, a desembargadora Serly Marcondes presidente do órgão.

Por ser o membro mais antigo da Corte, o magistrado foi o responsável por presidir a sessão plenária.

O caso havia sido judicializado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que concluiu que a magistrada poderia disputar apenas a vaga de presidente.

Com o consenso mútuo entre os magistrados, o desembargador Marcos Machado se tornou o vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

“Quis Deus que eu estivesse aqui como decano para testemunhar momento histórico, com embates que são naturais desse relevante e grandioso Tribunal, para servir e testemunhar um momento histórico, com embates, que são naturais no processo democrático, de matérias constitucionais e infraconstitucionais, de relevância nacional, que por certo marcarão o futuro de outras eleições, de outros regionais. Independente das circunstâncias, que se prevaleça a plena funcionalidade”, disse Edson Dias Reis.

Para o juiz-membro, o TRE tem uma missão precípua, de garantir a legitimidade do processo democrático, organizar as eleições que se sejam limpas, seguras e eficientes, e proclamando os resultados transparentes.

“Os desafios que se imponham a presidente e a vice e corregedor são grandes, não apenas na condução dos pleitos e na gestão administrativa da Justiça Eleitoral, mas também na defesa da integridade do processo eleitoral e da confiança da sociedade nas instituições”, declarou.