Ricardo Pael Ardenghi tomou posse, nesta segunda-feira (27), como procurador-chefe do Ministério Público Federal de Mato Grosso (MPF-MT). Ele começa a atuar a partir do dia 1° de dezembro.
Também foram empossados o procurador Erich Raphael Masson como 1º substituto e Vanessa Zago Scarmagnani como 2ª substituta.
Eles ficarão responsáveis pela administração do MPF em Mato Grosso pelo próximo biênio.
Pael é formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, servidor da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul de 2004 a 2013, procurador da República desde 2013, com atuação em Ponta Porã (MS), fronteira do Brasil com o Paraguai, por quase quatro anos, período em que coordenou um grupo de trabalho sobre cooperação internacional em regiões de fronteira dos Ministérios Públicos do Mercosul e fez parte da Força Tarefa Ava Guarani.
Lotado em Cuiabá desde 2017, titularizou o 1º Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso e faz parte do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri da 2ªCCR.
O 1º procurador-chefe Substituto, Erich Raphael Masson é titular do 10º Ofício Criminal da PR-MT e coordenador da Unidade de Pesquisa e Análise Descentralizados da PR-MT. Ex-procurador regional eleitoral em Mato Grosso por dois mandatos. Lotado anteriormente nas Procuradorias da República nos Municípios de Ji-Paraná/RO e Santos/SP. Graduado em Direito e Ciências da Computação, especialista em Direito e Processo Administrativo e em Redes de Computadores. Ocupou anteriormente as funções de auditor do Estado na Controladoria Geral do Estado (CGE) e analista no Ministério Público do Estado (MPE). (Com informações da Assessoria do MPF)