Nesta quarta-feira (14), a Polícia Federal deflagrou a Operação Proteção Integral II, que visa combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Em Mato Grosso, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão para Cuiabá, Primavera do Leste, Barra do Garças e Pontes e Lacerda.
Dois investigados foram presos em flagrante na Capital e em Primavera, por armazenarem conteúdos pornográficos envolvendo menores de idade.
Ao todo, são cumpridos, simultaneamente, 127 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todas as unidades da federação, com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes.
A operação busca combater crimes de abuso sexual infantojuvenil, visando a identificação e responsabilização de pessoas que armazenam, compartilham, produzem ou vendem esse tipo de material.
Somente em 2025 - entre janeiro e abril - a Polícia Federal cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes de cumprimento demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos. (Com informações da Assessoria da PF)