facebook instagram
Cuiabá, 04 de Fevereiro de 2026

Legislativo Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 08:28 - A | A

Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 08h:28 - A | A

ATÉ 28 DE FEVEREIRO

Câmara adota sessões virtuais durante período de reforma

A presidente da Câmara esclareceu que a decisão não compromete a eficácia dos trabalhos legislativos

Da Redação

Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá retomaram os trabalhos na terça-feira (3), com a aprovação do Projeto de Resolução n° 4.562/2026, que autoriza a realização temporária de sessões on-line enquanto durar a reforma estrutural do plenário.

A medida gerou questionamentos, especialmente em razão de votações relevantes previstas para o período, como o pedido de abertura de comissão processante, em desfavor ao vereador Chico 2000 (sem partido), que está afastado do exercício do mandado por 60 dias após ser um dos alvos da Operação Gorjeta, deflagrada no último dia 27. Ele é investigado por supostos desvios de emendas parlamentares.

A presidente da Câmara, vereadora Paula Calil esclareceu que a decisão não compromete a eficácia dos trabalhos legislativos durante as sessões e que a modalidade remota só ocorrerá quando as obras atingirem o plenário.

“De forma alguma isso demonstra falta de transparência. As sessões on-line só acontecerão quando a reforma chegar ao plenário, principalmente na parte elétrica e na substituição do painel”, explicou ela.

A presidente ressaltou ainda que, neste primeiro momento, as sessões seguirão de forma presencial. “Enquanto a reforma não chegar ao plenário, as sessões continuarão presenciais. Inclusive, a sessão de quinta-feira (5) será presencial”, disse.

A chefe do Poder Legislativo garantiu que o período também será utilizado para adequações tecnológicas necessárias à realização das sessões remotas, garantindo segurança e funcionamento adequado dos sistemas. A previsão é que as obras sejam concluídas até o dia 28 de fevereiro.

Outras matérias

Durante a sessão, os parlamentares também aprovaram os pareceres das comissões permanentes referentes a 20 processos legislativos. Entre eles, os projetos de lei que dispõem sobre diretrizes para o enfrentamento da cultura do crime organizado no município, de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL); a instituição da Política Municipal de Combate ao Racismo em Ambientes Esportivos, proposta pela vereadora Michelly Alencar (UB); e a criação da Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção da Doença Mão-Pé-Boca nas creches e pré-escolas das redes pública e privada, também de autoria do vereador Ranalli.

A pauta incluiu ainda diversos projetos de decreto legislativo que concedem títulos honoríficos, comendas e títulos de cidadão cuiabano, com destaque para a Comenda Pastor Sebastião Rodrigues de Souza; Comenda Educador Carlos Alberto Reyes Maldonado; títulos de cidadania cuiabana e a Ordem do Mérito Jornalista Político Jorge Bastos Moreno, de autoria dos vereadores Kássio Coelho (Podemos), Tenente-coronel Dias (Cidadania), Daniel Monteiro (Republicanos) e Katiuscia Manteli (PSB). (Com informações da Secom da Câmara de Cuiabá)