Para aprimorar a prestação de serviços judiciais, representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizaram uma visita técnica às instalações e operação da Central de Mandados do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT23). O objetivo foi a troca de conhecimentos e boas práticas para otimizar os fluxos de trabalho e a gestão interna de ambos os órgãos.
A comitiva do TJMT foi composta pela gestora do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJUD), Valéria Cristina Pinto Ferraz; pela gestora administrativa da Gestão Judicial do Fórum de Cuiabá, Lygia Marinho Fontes Xavier; e pela gestora administrativa da Central de Mandados do Fórum de Cuiabá, Waldete Abdala Meireles da Silva. Elas foram recebidas por Marco Aurélio Viana Arruda, chefe da Seção de Mandados do TRT23, e sua equipe, que apresentaram detalhadamente a interface do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) utilizada para a gestão dos mandados.
Durante a visita, a equipe do TJMT conheceu as normativas que regulamentam a expedição de mandados no TRT23 e demonstrou grande interesse em entender o fluxo completo de tramitação. Lygia Marinho Fontes Xavier observou a eficiência do sistema do TRT23 ao afirmar que a interface do PJe do TRT é mais intuitiva e leve, o que certamente contribui para otimizar o trabalho no dia a dia. “A facilidade de acesso aos mandados em aberto, com possibilidade de ordenação por data de expedição, facilita muito o controle", explicou.
Apesar das diferenças entre os sistemas, as gestoras identificaram pontos a serem explorados. Lygia relatou que "a simplicidade e fluidez do sistema deles se destacam como diferenciais relevantes para a rotina da secretaria". Marco Aurélio Viana Arruda reforçou a importância da interação, destacando que, "mesmo diante da diferença de estrutura e volume de mandados, foi possível identificar muitas semelhanças nos procedimentos e problemas deles decorrentes".
Valéria Ferraz, gestora do NCJUD, enfatizou o papel fundamental do núcleo no apoio e articulação dos Termos de Cooperação Técnica, buscando padronizar a comunicação entre os órgãos e monitorar as ações para otimizar os resultados. Os próximos passos dessa colaboração incluem a reunião das equipes de Tecnologia da Informação de ambos os órgãos para viabilizar os ajustes necessários no PJe, visando a integração e o aprimoramento contínuo dos sistemas.
A visita técnica é um desdobramento da parceria celebrada em 04 de julho de 2024, quando as instituições se reuniram para iniciar um diálogo estratégico e a troca de experiências. (Com informações da Assessoria de Imprensa do TJMT)