O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concluiu o período constitucional de apresentação de precatórios para o orçamento de 2026. Do dia 24 de março até o dia 2 de abril, o Tribunal autuou mais de R$ 28 bilhões em precatórios federais.
Segundo explicou Izabely Michelle Cavalcante Normando, diretora da Secretaria Executiva Geral da Secretaria do TRF1, nenhuma ocorrência foi verificada durante o procedimento, todos os sistemas funcionaram sem interrupções. Ela disse ainda que as equipes já estão com os dados consolidados para envio dentro do prazo estabelecido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF).
A fim de melhorar a gestão dos sistemas de requisições de pagamento (Oracle, Sirea e Precweb), durante o período de apresentação, o Tribunal realizou o monitoramento intensivo dos sistemas da 1ª Região que priorizaram a expedição das requisições de pagamento, evitando lentidão e travamento, assim como garantiu o acesso aos sistemas.
Além da inscrição de precatórios federais e estaduais, o Tribunal autua e processa mensalmente cerca de R$ 800 milhões em requisições de pequeno valor (RPV).
Dada a grande demanda, Izabely explicou que, desde o ano passado, vem sendo realizado o mapeamento dos processos de trabalho, a reorganização das equipes técnicas de TI e melhoria de clima organizacional, “para que chegássemos a esse resultado positivo”. (Com informações da Assessoria do TRF1)