O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) implantou a Plataforma X-VIA, ferramenta de comunicação segura para troca de dados entre instituições públicas. Desenvolvida com base no modelo da Estônia — referência mundial em governo digital —, a X-VIA foi implementada em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e promete elevar o nível de segurança, agilidade e acessibilidade dos serviços prestados ao cidadão pelo Judiciário Estadual.
A nova tecnologia assegura que a troca de informações entre os órgãos ocorra de forma criptografada, com garantia de origem e destino, elevando a segurança no que diz respeito a interceptações ou vazamentos de dados sensíveis, especialmente informações processuais.
"O X-VIA é uma plataforma de segurança de intercomunicação de dados. Você consegue trafegar dados entre os órgãos de maneira segura e orientada", explicou Van Lee Batista Barbosa Araújo, gerente de Operações DevOps do Departamento de Conectividade (DCon), vinculado à Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT.
"Antes utilizávamos meios públicos e algumas conexões privadas, com segurança mais baixa. Agora, conseguimos garantir que a origem da requisição é o Tribunal de Justiça e o destino é, de fato, a SEPLAG, sem interferência externa."
Além de atender aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a nova plataforma também responde a um cenário nacional preocupante de vazamentos de informações em tribunais.
"Vários tribunais passaram por situações complicadas com vazamentos de dados, como o TJDFT. Com o X-VIA, aumentamos a proteção para essa superfície de ataque", acrescentou Van Lee.
"A ferramenta é uma solução de interoperabilidade e troca segura de dados, com uma camada adicional de segurança", acrescentou.
A vice-diretora-geral do TJMT, Renata Guimarães Bueno, reforçou que a implantação da X-VIA representa um avanço dentro da estratégia de transformação digital do Judiciário mato-grossense.
"Desde o início da gestão, nosso foco são pessoas, tecnologia e processos. E não há transformação digital sem integração segura. A X-VIA nos permite ampliar a oferta de serviços por meio de canais como o aplicativo MT Cidadão, que já conta com 1,3 milhão de usuários. Com essa integração, pretendemos disponibilizar serviços como Domicílio Eletrônico, consulta processual, emissão de certidões e notificações em um ambiente com maior capilaridade, dentro do MT Cidadão”, explicou Renata.
Para o juiz-auxiliar da Presidência do TJMT, Emerson Cajango, a plataforma terá reflexos diretos no cotidiano da magistratura e na relação com a população.
"A plataforma irá influenciar a vida dos juízes, no momento em que a informação processual chega ao jurisdicionado por múltiplos canais de acesso, como o aplicativo MT Cidadão."
A coordenadora de Tecnologia da Informação do TJMT, Márcia Burh, ressaltou que a adesão à plataforma X-VIA reforça o compromisso da instituição com a eficiência e a transparência.
"Ao permitir a integração de dados e sistemas de diferentes órgãos, ela proporciona maior agilidade na tramitação dos processos e melhora o acesso à informação de forma íntegra e segura. Isso impacta positivamente a experiência do usuário dos serviços judiciais". (Com informações da Assessoria do TJMT)