Em que pese tenham firmado acordo de colaboração premiada, os delatores da Operação Sodoma II receberam duras penas na sentença condenatória proferida pelo juiz Marcos Faleiros, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá.
O ex-governador Silval Barbosa foi condenado a 15 anos, 10 meses e 20 dias de prisão, além do pagamento de 443 dias-multa. Devido a colaboração premiada, ele deve cumprir a pena em regime prisional diferenciado.
Já o ex-secretário Pedro Elias Domingos de Mello deverá cumprir 15 anos, 11 meses e 2 dias de prisão, também em regime diferenciado.
César Zílio, que foi secretário de Administração, pegou 25 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão, sendo 24 anos a serem cumpridos em regime fechado, e o restante da pena, no aberto.
O ex-chefe de gabinete de Silval, Sílvio César Corrêa, foi sentenciado a 9 anos de prisão, a cumprir em regime diferenciado, além do pagamento de 291 doas-multa.
Também em regime diferenciado, o filho de Silval, Rodrigo Barbosa, deverá cumprir 2 anos e dois meses de prisão, além de 66 dias de multa.
O delator Pedro Nadaf, que atuou como secretário do estado, pegou 3 anos e 4 meses de detenção, bem como o pagamento de 88 dias-multa. Entretanto, foi o único entre os delatores que conseguiu o total da pena a ser cumprida no regime semiaberto.
Outros condenados
O ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães, foi condenado a 12 anos de prisão e 266 dias-multa, a cumprir inicialmente no regime fechado.
O juiz condenou Bruno Saldanha a 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, além do pagamento de 141 dias-multa. A pena deve ser cumprida no regime fechado.
O procurador aposentado, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o Chico Lima, pegou 6 anos de prisão, em regime semiaberto, e o pagamento da multa de 200 dias.
Antônio Roni de Liz e Evandro Gustavo Pontes da Silva foram condenados a 12 anos de reclusão e 266 dias-multa. A pena foi será cumprida no regime fechado.
José de Jesus Nunes Cordeiro foi sentenciado a 40 anos de prisão, 1 mês e 10 dias de prisão, sendo 33 anos, 9 meses e 10 dias cumpridos no regime fechado e o restante da pena, no regime semiaberto. Ele ainda deverá pagar 1.305 dias-multa.
O ex-deputado José Geraldo Riva recebeu a pena de 14 anos e oito meses. Faleiros determinou que 13 anos e 4 meses devem ser cumpridos no regime fechado, e um ano e quatro meses, no semiaberto. Riva ainda pagará 400 dias-multa.
Abolvição
Faleiros rejeitou a denúncia em relação a Karla Cecília Cintra e a Marcel de Cursi.
O magistrado ainda absolveu parcialmente César Zílio, Chico Lima, Rodrigo Barbosa e Pedro Elias de alguns crimes.
"ABSOLVER CESAR ROBERTO ZILIO pelo crime do art. 317, § 1º, CP (Caso Zetra) e art. 90, Lei 8.666/93, c/c art. 14, II, CP (caso Zetra); FRANCISCO GOMES DE ANDRADE LIMA filho pelo crime do art. 317, § 1º, CP (caso boleto Julio Minoru); RODRIGO DA CUNHA BARBOSA e PEDRO ELIAS DOMINGOS DE MELLO pelo crime do art. 96, V, Lei 8666 (fraude Webtech)", diz trecho da decisão.
Sodoma II
A Sodoma II foi deflagrada após a polícia descobrir que cheques de empresas que mantinham contratos com o Governo do Estado (oriundos de propina) foram utilizados para o pagamento de parte de um terreno de 10,861 metros quadrados vendido pelo valor de R$ 13,5 milhões a empresa Matrix Sat Rastreamento, localizado na Avenida Beira Rio, no bairro Grande Terceiro, em Cuiabá.