facebook instagram
Cuiabá, 12 de Julho de 2025

Justiça Eleitoral Sábado, 14 de Junho de 2025, 07:00 - A | A

Sábado, 14 de Junho de 2025, 07h:00 - A | A

MOÇÃO DE APLAUSOS

TRE reconhece atuação de juízes por iniciativas de aumento biométrico

Serão homenageados os juízes Djéssica Giseli Küntzer e Daniel de Sousa Campos responsáveis, respectivamente, pelas 25º e 8º Zonas Eleitorais

Da Redação

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) decidiu, por unanimidade, entregar Moção de Aplausos para os juízes da 25º Zona Eleitoral e da 8º Zona Eleitoral. A proposta foi feita pelo vice-presidente do TRE-MT, desembargador Marcos Machado, em reconhecimento aos magistrados que promoveram ações para aumento da biometria.

A decisão ressaltou a atuação da 25º Zona Eleitoral, sediada em Pontes e Lacerda e conduzida pela juíza eleitoral, Djéssica Giseli Küntzer. A Moção de Aplausos destacou a convocação direta do eleitorado a partir do uso de linguagem simples com objetivo de coletar a biometria. Atualmente, a 25º ZE possui 45.647 eleitores aptos ao voto, desse número 83,7% já possui a biometria cadastrada. Além de Pontes e Lacerda, a zona abrange os municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Vale de São Domingos.

O outro juiz a ser homenageado, Daniel de Sousa Campos, é responsável pela 8º Zona Eleitoral. Sediada em Alto Araguaia e com o alcance de 95,4% de biometrias cadastradas, a zona possui 22.544 eleitores aptos ao voto. A homenagem reconheceu a promoção de ações direcionadas ao aumento no cadastro biométrico da população, com destaque para o município de Ponte Branca, que alcançou 99% de biometrias coletadas. Além de Alto Araguaia, a zona abrange também os municípios de Alto Taquari, Araguainha e Ponte Branca.

Para o desembargador Marcos Machado, essa é uma forma de reconhecer e incentivar mais iniciativas dos Cartórios Eleitorais do estado.

“Precisamos aumentar o número de eleitores com biometria cadastrada e reconhecer esse tipo de iniciativa é um grande passo para valorização do trabalho e fortalecimento do processo democrático no país”, destacou.

O ato também chama atenção para a adoção de iniciativas como essas em outras zonas eleitorais. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)