facebook instagram
Cuiabá, 24 de Dezembro de 2025

Geral Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, 14:35 - A | A

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, 14h:35 - A | A

CONGRESSO DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA

Mercado de aviação agrícola cresce 8%, aponta Sindag

O economista Claudio Junior Oliveira Gomes, diretor operacional do Sindag, explica que a taxação impacta indiretamente o setor aeroagrícola

Da Redação

O mercado de aviação agrícola cresceu 8% no último ano. A informação é do diretor executivo do Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), Gabriel Colle, durante a abertura oficial do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger (MT), nesta terça-feira, 19 de agosto.

O evento reúne, até quinta-feira, 21, empresários do setor, palestras técnicas, demonstrações aéreas, expositores e visitantes de mais de 12 países. A estrutura inclui pavilhões de exposição, auditórios para debates, salas de reuniões e áreas abertas para as apresentações práticas. Comparado ao ano passado, o evento cresceu 20% com a presença de mais de 200 marcas, incluindo expositores dos Estados Unidos, Canadá e Colômbia.

Na tarde desta terça-feira, empresários do setor participaram do debate “Um olhar para o futuro: os impactos das taxações americanas no setor aeroagrícola do Brasil”. O economista Claudio Junior Oliveira Gomes, diretor operacional do Sindag, explica que a taxação impacta indiretamente o setor aeroagrícola.

O Congresso terá todos os dias demonstrações aéreas a partir das 15h, simulando aplicações em lavouras e operações de combate a incêndios florestais. O encerramento das apresentações práticas será marcado por um show de acrobacias aéreas, no dia 21, às 16h.

Na quarta-feira, 20, os destaques serão o Congresso Científico da Aviação Agrícola, que reunirá trabalhos acadêmicos e pesquisas aplicadas ao setor. Pela manhã, haverá a apresentação da diretoria da AMAG – Associação das Mulheres da Aviação Agrícola e uma confraternização.

Também haverá o Workshop Segurança de Voo, programado para as 18h. Mais tarde, às 20h, haverá a palestra “Inovações, Benefícios e Práticas no Campo” e o primeiro leilão oficial da aviação agrícola brasileira, novidade no evento deste ano. A arrecadação será destinada ao Fundo de Defesa da Aviação Agrícola Brasileira.

Na quinta, 21, haverá a palestra motivacional do ex-jogador Neto Zampier, sobrevivente do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense, em 2016. O atleta vai compartilhar sua experiência de superação, resiliência e propósito de vida.

Com o tema “Um olhar para o futuro”, a expectativa é que a edição de 2025 ultrapasse 6 mil visitantes. No ano passado, o evento movimentou mais de R$ 250 milhões em negócios.

Infraestrutura

O aeroporto conta com uma pista de 1.800 metros, 11 hangares, oficina de aeronaves a pistão, oficina de helicóptero, táxi aéreo, corpo de bombeiros, abastecimento e balizamento noturno, além de poder operar 24 horas e com capacidade de atender pequeno, médio e grande porte de aeronaves executivas.

O aeroporto é 100% murado, conta com uma sala VIP moderna, com suítes, sala de descanso para comandantes, sala de plano de voo e sala de reunião.