facebook instagram
Cuiabá, 31 de Janeiro de 2026

Executivo Sábado, 31 de Janeiro de 2026, 09:08 - A | A

Sábado, 31 de Janeiro de 2026, 09h:08 - A | A

EM QUERÊNCIA

Município reforma unidades de saúde rurais após inspeções do MP

O MP recomendou que o Município executasse reformas para garantir o funcionamento adequado dos serviços

Da Redação

Após inspeções realizadas pelo Ministério Público do Estado (MPE) nas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Querência (755 km de Cuiabá), a Promotoria de Justiça expediu recomendação à Secretaria Municipal de Saúde para a adoção de uma série de providências voltadas à melhoria do atendimento à população.

As inspeções, conduzidas pela promotora de Justiça Daniela Moreira Augusto, identificaram necessidades estruturais e organizacionais em diferentes unidades. A partir desse levantamento, o Ministério Público recomendou que o Município executasse reformas e adequações essenciais para garantir o funcionamento adequado dos serviços e a segurança dos usuários e profissionais.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde informou ao MPE a conclusão das reformas de duas UBS da zona rural, sendo elas a UBS Coutinho União e a UBS Pingo d’Água. As unidades receberam melhorias estruturais, pintura, reparos gerais e adequações solicitadas no conjunto de recomendações emitidas pelo Ministério Público no ano passado.

Para a promotora de Justiça Daniela Moreira Augusto, o cumprimento das medidas representa um avanço importante para o atendimento prestado às comunidades do campo.

“Essas reformas fortalecem a rede de atenção básica e ampliam a qualidade dos serviços oferecidos às famílias da zona rural. É fundamental que a população perceba que o Ministério Público trabalha para assegurar que o direito à saúde seja efetivamente garantido”, destacou.

A Secretaria Municipal de Saúde também informou que as demais obras de adequação nas outras UBS já estão em andamento, seguindo o cronograma estabelecido para cumprir integralmente as recomendações do Ministério Público. (Com informações da Assessoria do MPE)