facebook instagram
Cuiabá, 04 de Fevereiro de 2026

Advocacia Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 10:00 - A | A

Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 10h:00 - A | A

RESTRIÇÕES

Conselho vai analisar participação de membros da OAB nas eleições

A conselheira federal OAB de Mato Grosso, Fernanda Brandão Cançado, compõe o grupo de trabalho

Da Redação

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criou um grupo de trabalho para discutir a redação do provimento que disciplina a renúncia, o licenciamento e as restrições à atuação institucional de integrantes da entidade em contexto eleitoral.

A conselheira federal OAB de Mato Grosso, Fernanda Brandão Cançado, compõe o grupo.

“Louvável a iniciativa da diretoria do CFOAB de regulamentar, no âmbito do sistema OAB, este tema. A expectativa é a de que o assunto seja votado pelo Conselho Pleno ainda neste primeiro semestre”, avalia Fernanda Brandão

A minuta de provimento, que disciplina a renúncia e licenciamento de membros da Ordem dos Advogados do Brasil nos órgãos internos diante de pré-candidatura para cargos nas eleições gerais e municipais e dá outras providências, será discutida pelo grupo de trabalho, deve passar por ajustes e, então, será avaliada pelo Pleno do Conselho Federal.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou a importância do tema e a participação ativa dos conselheiros federais da Seccional nas discussões das principais questões que estão em debate no CFOAB.

“Nossos conselheiros têm atuado de forma efetiva das sessões, comissões, grupos de trabalho e outras atividades, representando a advocacia mato-grossense em avanços nacionais”.

Na primeira sessão ordinária de 2026 do CFOAB, realizada segunda-feira (2), após amplo debate e a apresentação de contribuições ao texto, conselheiros federais, entre eles os representantes de Mato Grosso Breno Miranda, Edmar Rodrigues, Fernanda Brandão e Kamila Michiko, definiram a criação do grupo de trabalho responsável por debater e consolidar as sugestões apresentadas. (Com informações da Assessoria da OAB-MT)