facebook instagram
Cuiabá, 24 de Junho de 2024
logo
24 de Junho de 2024

Administrativo Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 14:00 - A | A

19 de Julho de 2019, 14h:00 - A | A

Administrativo / Em Cuiabá

Toffoli cita perfil conciliador ao elogiar Poder Judiciário de MT

O ministro esteve nesta quinta-feira (18) no órgão, quando recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita

Da Redação



Em visita a Cuiabá, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, elogiou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e disse que o Poder Judiciário do estado tem se destacado como papel de pacificador social ao ampliar a mediação e conciliação e buscar a modernização do acesso à Justiça.

O ministro esteve nesta quinta-feira (18) no órgão, quando recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita.

“Nesta visita institucional ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na presença do presidente, Carlos Alberto, e de todos os membros do conselho superior da Justiça, estamos com nossas equipes do STF e CNJ dialogando para termos um Judiciário cada vez mais eficiente, transparente e responsável com o jurisdicionado”, afirmou Toffoli.

O ministro destacou que a Justiça de Mato Grosso está presente em todo o Estado, que tem grandes dimensões e se tornou o maior exportador de produtos do país, gerando demandas judiciais.

“Quem responde a maioria delas é a justiça comum. É ela que está presente em todas as comarcas, no interior, levando a pacificação social, para que os conflitos tenham a possibilidade de serem solucionados”, definiu. “Estamos empenhados em trabalhar cada vez mais com mediação e conciliação, para que esta pacificação seja mais permanente do que uma decisão judicial, que muitas vezes pode demorar em razão dos instrumentos processuais e das várias instâncias que o Judiciário tem”, completou.

O presidente do STF ressaltou ainda que o Tribunal de Justiça que está à frente dos trabalhos de ampliação da ferramenta PJe 2.1.

“É extremante importante termos o TJMT neste projeto nacional de modernização do acesso à justiça através dos novos meios de comunicação e mundo digital". (Com informações da Assessoria do TJMT)