Da Redação
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso julgou 50.350 processos, de 20 de janeiro a 15 de setembro deste ano, antecipando em um mês o volume registrado em 2021. Isso significa que, faltando ainda pouco mais de três meses para encerrar o ano, mais de 50 mil causas foram atendidas de forma definitiva em 2022 pelo Judiciário mato-grossense, somente em grau recursal.
Além disso, já foram baixados definitivamente mais de 41.500 processos na 2ª instância.
Segundo o coordenador Judiciário, Bruno José Fernandes da Silva, esse dado demonstra ainda que os cumpriram, mais uma vez, a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que avalia a produtividade dos magistrados através do julgamento de mais processos do que o número de ações novas que ingressam na Corte.
Para possibilitar maior produtividade dos julgadores, o Judiciário, coloca à disposição cursos, ferramentas e painéis eletrônicos que apontam dados que permitem aos magistrados o cumprimento de objetivos, julgando, inclusive, processos mais antigos e aqueles relacionados nas metas nacionais.
“Esse gerenciamento realizado pelos gabinetes e secretarias possibilita o atendimento da demanda jurisdicional, trazendo maior número de decisões com maior complexidade e perfeição técnica, privilegiando as metas e prioridades em lei”, frisou o coordenador. (Com informações da Assessoria do TJMT)