facebook instagram
Cuiabá, 12 de Outubro de 2024
logo
12 de Outubro de 2024

Administrativo Segunda-feira, 19 de Abril de 2021, 15:46 - A | A

19 de Abril de 2021, 15h:46 - A | A

Administrativo / COVID-19

PGR cobra explicações sobre lentidão de vacinação em MT

Segundo documento encaminhado ao governador no último dia 15, há discrepância entre o número de doses de vacina contra Covid-19 enviadas e o total de doses efetivamente aplicadas

Da Redação



O Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), criado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), cobrou do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, explicações sobre a lentidão da vacinação contra a Covid-19.

Segundo documento encaminhado ao governador no último dia 15, há discrepância entre o número de doses de vacina contra Covid-19 enviadas e o total de doses efetivamente aplicadas.

O documento é assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e pela subprocuradora-geral da República Célia Regina Souza Delgado, coordenadora finalística do Giac.

No documento, o Giac apontou que, segundo o Ministério da Saúde, já foram distribuídas aos estados um total de 48.088.916 doses de vacinas contra a Covid-19, mas apenas 32.160.509 foram aplicadas. Os dados estão disponíveis no vacinômetro da plataforma LocalizaSus, mantida pelo Ministério da Saúde.

No caso de Mato Grosso, foram entregues 584.800 doses, mas apenas 395.642 foram aplicadas.

O documento apontou também que a campanha nacional de vacinação contra o novo coronavírus começou em 18 de janeiro deste ano, com a distribuição de doses das vacinas produzidas pelo Instituto Butantã e pela Fundação Oswaldo Cruz. As pautas de distribuição das vacinas às Unidades Federativas, elaboradas e divulgadas pelo Programa Nacional de Imunizações por meio de Informes Técnicos da Campanha, direcionam a quais públicos as doses devem ser destinadas.

O prazo para resposta ao Giac é de dez dias.

O ofício também foi encaminhado aos demais Estados da Federação.

Leia abaixo o ofício relacionado à Mato Grosso. (Com informações da Assessoria da PGR)