facebook instagram
Cuiabá, 15 de Setembro de 2024
logo
15 de Setembro de 2024

Administrativo Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 07:30 - A | A

25 de Fevereiro de 2023, 07h:30 - A | A

Administrativo / BIÊNIO 2023/2024

João Ferreira é eleito ouvidor do Poder Judiciário de MT

O colegiado também elegeu o juiz Francisco Alexandre Ferreira Mendes, como ouvidor substituto para o mesmo período

Da Redação



O desembargador João Ferreira Filho foi eleito ouvidor titular do Poder Judiciário mato-grossense para o biênio 2023/2024. A escolha foi feita pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O colegiado também elegeu o juiz Francisco Alexandre Ferreira Mendes, como ouvidor substituto para o mesmo período.

A Ouvidoria é o canal direto do Poder Judiciário com o cidadão tem por objetivo orientar, informar e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Justiça estadual e, para isso, analisa e responde individualmente as manifestações que recebe.

É o órgão responsável por gerenciar e acompanhar o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), assegurando-lhe o direito fundamental insculpido na Lei n.12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação).

Dentre as atribuições da Ouvidoria, algumas são:

Viabilizar o exercício dos direitos de cidadania e fomentar a participação social, auxiliando na transparência institucional e na promoção da qualidade do serviço público; promover a efetividade dos direitos humanos ao ouvir, reconhecer e qualificar as manifestações apresentadas pelos cidadãos; receber, analisar e encaminhar às autoridades competentes as manifestações, acompanhando o tratamento até a sua efetiva conclusão perante órgão; promover a adoção de mediação e conciliação entre o usuário e o tribunal, atuando no sentido de construir soluções pacíficas, sem prejuízo de outros órgãos competentes, entre outras.

Compete à Ouvidoria do Poder Judiciário de Mato Grosso receber manifestações, diligenciar junto aos setores administrativos competentes e prestar informações e esclarecimentos sobre os atos praticados no âmbito do Poder Judiciário; promover a interação entre os diversos órgãos do Poder Judiciário para solução dos questionamentos recebidos e aprimoramento dos serviços prestados; entre outros. (Com informações da Assessoria do TJMT)