A população que acessa o novo Fórum de Várzea Grande, localizado no Chapéu do Sol, pode contar com o apoio do Juízo 100% Digital, por meio da sala passiva – um setor criado especialmente para atender pessoas com dificuldades de acesso à tecnologia ou excluídas digitais, seja para participar de atos processuais, como audiências de outras cidades por videoconferência, seja para obter informações, documentos e orientações pela internet.
A sala possui computador, fone de ouvido, microfone, webcam e outros aparatos que buscam auxiliar os jurisdicionados nas demandas que eles precisarem, além de um servidor à disposição para orientar e ajudar.
“A sala passiva é uma grande ferramenta, que se destina não só ao cumprimento de atos de outra comarca, mas também aos excluídos digitais, que não possuem acesso a algum recurso tecnológico, assim como também aqueles que têm o acesso e não sabem manusear”, disse o juiz Luis Otávio Pereira Marques, diretor do Fórum de Várzea Grande.
Desde que foi instalada no Fórum de Várzea Grande, a sala passiva já atendeu mais de 300 pessoas.
O espaço disponibilizado em fóruns das comarcas do Estado é um ambiente de apoio ao Juízo 100% Digital e tem como objetivo promover a inclusão eletrônica do usuário que, por algum momento, ou situação, ou característica, tenha dificuldade para acessar serviços judiciários ofertados no meio virtual.
Juízo 100% Digital
No Juízo 100% Digital todos os atos processuais são realizados exclusivamente pela internet, desde o protocolo da ação, notificações, intimações, atendimentos, audiências e sessões de julgamento. A tecnologia permite que partes e advogados falem diretamente na secretaria da vara com os servidores ou que tenham audiência com o magistrado.
O agendamento para utilizar a sala passiva do Fórum de Várzea Grande pode ser feito pelo telefone (65) 3688-8485 ou pelo e-mail [email protected]. (Com informações da Assessoria do TJMT)