facebook instagram
Cuiabá, 25 de Julho de 2024
logo
25 de Julho de 2024

Administrativo Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020, 16:30 - A | A

07 de Dezembro de 2020, 16h:30 - A | A

Administrativo / BIÊNIO 2021/2023

Eleição para escolha de chefe do MPE começa na próxima sexta

Dois membros do MPE disputam o cargo: o promotor de Justiça José Antônio Borges, que concorre à reeleição e o procurador de Justiça Flávio Cezar Fachone

Da Redação



A votação para eleição da lista tríplice ao cargo de procurador-geral de Justiça, biênio 2021/2023, terá início na próxima sexta-feira (11), a partir das 17h e se estenderá até as 17h do dia 14 de dezembro.

Pela primeira vez, a escolha ocorrerá exclusivamente por meio de sistema eletrônico de captação de votos. Dois membros do MPE disputam o cargo: o promotor de Justiça José Antônio Borges, que concorre à reeleição e o procurador de Justiça Flávio Cezar Fachone.

De acordo com a presidente de Comissão Eleitoral, procuradora de Justiça Esther Louise Asvolinsque Peixoto, devem participar da eleição todos os procuradores e promotores de Justiça que estão no efetivo exercício de suas funções. Atualmente, segundo o Departamento de Gestão de Pessoas, existem 248 membros ativos.

“Importante esclarecer que o sistema não registra nenhum vínculo entre voto gerado e usuário logado, garantindo o sigilo”, esclareceu a procuradora de Justiça.

Na quinta-feira (10), às 8h30, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça será emitida a “zerésima” do sistema de votação, demonstrando a inexistência de voto.

Também integram a Comissão Eleitoral o promotor de Justiça Ezequiel Borges e a promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach.

Procedimento

Com a votação, os membros do MPE definem o primeiro e o segundo colocados da lista.

Na sequência, haverá a homologação pelo Colégio de Procuradores de Justiça e no primeiro dia útil de 2021 a lista será encaminhada ao Governador do Estado, que terá até 15 dias para promover a nomeação do novo chefe da instituição.

A solenidade de posse ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro. (Com informações da Assessoria do MPE)