facebook instagram
Cuiabá, 16 de Julho de 2025

Outros Órgãos Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023, 08:00 - A | A

Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023, 08h:00 - A | A

NÚCLEO DE COMODORO

Defensoria retoma atendimento presencial paralisado desde a pandemia

De acordo com a defensora-geral, Luziane Ribeiro, a entrega representa o novo momento da instituição, focado em garantir acesso gratuito à Justiça a cidadãos vulneráveis, independente do local onde se encontram

Da Redação

O novo Núcleo da Defensoria Pública no município de Comodoro (a 656 km de Cuiabá) foi inaugurado nesta terça-feira (7). O local irá atender uma população de mais de 38 mil habitantes, inclusive comunidades rurais e indígenas da Região Oeste do Estado.

De acordo com a defensora-geral, Luziane Ribeiro, a entrega representa o novo momento da instituição, focado em garantir acesso gratuito à Justiça a cidadãos vulneráveis, independente do local onde se encontram.

“Comodoro é a cidade onde a Defensoria Pública nunca deveria ter deixado de trabalhar, de atuar. A gente vê a necessidade da população e hoje estamos aqui para celebrar a instalação da Defensoria e, mais do que isso, fincar os dois pés, pois daqui não sairemos mais”, ressaltou.

Ela destacou, ainda, que os defensores daquela comarca atuaram, especialmente no período da pandemia da Covid-19, para que as atividades fossem mantidas apesar da falta de estrutura física no município.

Defensor público do Núcleo de Comodoro, por acumulação, Júlio Meirelles de Carvalho classificou a inauguração como um momento histórico para a população da região. Segundo ele, em determinadas ocasiões o atendimento do órgão na cidade precisou ser realizado em sua própria casa e até em um açougue.

"Hoje a Defensoria Pública se equipara as outras instituições do sistema de Justiça. Um Núcleo como o que está sendo entregue aqui hoje se assemelha inclusive a uma instituição privada. Fico muito emocionado de ver o que esse Núcleo se tornou. Eu me considero hoje cidadão comodorense. Cheguei aqui em 2021, no período pandêmico, trabalhamos em home office, atendi no Ministério Público, na minha casa, já fiz atendimento até em um açougue. A gente se virava. Mas hoje eu vejo esse espaço maravilhoso e sinto gratidão, principalmente pelo convite para continuar a prestar o atendimento jurídico nesta Comarca", disse o defensor.

O Núcleo foi ampliado para atender à população da Comarca e dos municípios de Nova Lacerda, Rondolândia, Campos de Júlio e seus distritos. (Com informações da DPMT)