O defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, inaugurou o Núcleo de Execução Penal de Cuiabá (NEP) da Defensoria Pública de Mato Grosso em novo endereço, no Centro Político Administrativo (CPA).
Logo que o atendimento presencial voltar ao normal, os presos ou a família dos que cumprem pena nos presídios da Capital e de Várzea Grande poderão acessar informações sobre o andamento dos processos, a situação em que se encontram, fazer solicitações e outros no novo local.
O atendimento ao público do NEP é feito, assim como nos outros Núcleos do Estado, por meio do aplicativo WhatsApp, pelo Atendimento Online ou pelo telefone, desde o dia 17 março, quando o atendimento presencial foi suspenso em decorrência da pandemia. No momento, três defensores públicos, servidores da área administrativa, assessores jurídicos e estagiários cumprem expediente interno, diariamente, no local.
Queiroz lembrou que iniciou a gestão atual há dois anos, com muitas dificuldades financeiras e de posicionamento político do órgão, mas, que um dos propósitos que tinha em mente era o de entregar um local adequado, tanto para a população quanto para os profissionais do Núcleo de Várzea Grande, do NEP e do Criminal.
“O Núcleo Criminal, quando chegamos, já estava concluído, mas os prédios de Várzea Grande e NEP estavam entre nossas prioridades e por isso, hoje é um momento de grande satisfação, poder garantir estrutura mínima de trabalho para os que atuam e precisam vir aqui. Por isso, agradeço principalmente aos servidores, entre eles destaco o trabalho do Agnaldo, da Thereza, do Edvan, sem os quais, isso não seria possível”, declarou o defensor geral.
Queiroz lembrou que a DPMT carece de servidores, principalmente da área meio, e que diante disso, estabelecer metas ousadas como essas, exigiu a aplicação de uma sobrecarga de trabalho nesses servidores e em sua equipe de defensores. Porém, ele adiantou que manterá o ritmo nos próximos dois anos.
“Para a próxima gestão planejamos construir a sede, reformar alguns núcleos do interior e aglutinar o trabalho do Núcleo Cível num único lugar, queremos concentrar. Depois disso, vamos partir para o interior”, concluiu reforçando os agradecimentos.
O novo endereço do NEP é na rua 6, quadra 11, CPA, na rua da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em frente ao Conselho Regional de Economia. Antes o atendimento era na Avenida Rubens de Mendonça, entrada para o bairro Canjica. O local foi reformado e redimensionado. E agora conta com dois banheiros para os usuários, dois para os servidores e defensores, uma coordenadoria, três salas para estagiários, uma sala de reuniões, quatro salas para defensores, três salas para assessores, uma copa, recepção e brinquedoteca. (Com informações da Assessoria da Defensoria Pública)