facebook instagram
Cuiabá, 20 de Julho de 2024
logo
20 de Julho de 2024

Ponto Central Sexta-feira, 17 de Abril de 2020, 17:54 - A | A

17 de Abril de 2020, 17h:54 - A | A

Ponto Central / ORGULHO

Desembargador federal mato-grossense assume o comando do TRF 1 em Brasília

Da Redação



O desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes foi empossado, nesta sexta-feira (17), presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para o biênio 2020-2022.  

Já no cargo de vice-presidente tomou posse o desembargador federal Francisco de Assis Betti e a desembargadora federal Ângela Maria Catão Alves assumiu como corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região.

Em razão das medidas temporárias adotadas pelo TRF1 de prevenção e redução de riscos de disseminação e contágio do novo coronavírus, o ato de posse da nova gestão ocorrereu perante o presidente do Tribunal, desembargador federal Carlos Moreira Alves, e com presença reduzida de participantes.  

Conheça a nova diretoria do TRF   I’talo Fioravanti Sabo Mendes – presidente

ITALO.jpg

 

Natural de Diamantino/MT, o desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes tomou posse como desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em 07 de agosto de 1998 pelo quinto constitucional. Bacharelou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1983; realizou Mestrado em Direito e Estado pela UnB, em 1987, e Doutorado em Direito, Estado e Constituição, também pela UnB, em 2008. Iniciou sua carreira como advogado militante, tendo sido advogado da Consultoria Jurídica do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) entre 1983 e 1984.

Em 1º/10/1984 tomou posse como procurador da República com exercício na Procuradoria da República do Distrito Federal. Foi membro da delegação brasileira que negociou os termos do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Reino Unido, em Londres, de 23 a 25 de fevereiro de 1994. Até o ano de 1998 exerceu o cargo de procurador regional da República da 1ª Região e atuou também na Procuradoria-Geral Eleitoral.

No Tribunal Federal da 1ª Região, foi coordenador-geral dos Juizados Especiais Federais, membro do Conselho de Administração, vice-diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e diretor da Revista do Tribunal Regional da 1ª Região. Exerceu, ainda, no TRF1 a Presidência da Segunda Seção e a Presidência da Quarta e da Oitava Turmas, foi membro do Comitê Gestor da Justiça Federal, da Comissão de Jurisprudência e da Comissão Permanente de Regimento do TRF 1ª Região. Exerceu, no biênio 2016-2018, o cargo de vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Atuou de 2014 a 2016, como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

I´talo Mendes também é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), onde ministra as disciplinas Teoria Geral do Processo e Processo Civil, e professor da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).  

Francisco de Assis Betti - vice-presidente  

Natural de Belo Horizonte/MG, o desembargador federal Francisco de Assis Betti tomou posse como desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em 17 de setembro de 2007, promovido pelo critério de antiguidade. O magistrado é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília e doutor em Ciências Penais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Dentre as atividades profissionais exercidas, foi técnico em Contabilidade, advogado em Belo Horizonte, procurador da República nos anos de 1980 a 1987, juiz federal titular das Varas Federais de Petrolina/PE e de Juiz de Fora/MG. Foi também juiz federal convocado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região nos períodos de agosto/1998 a abril/2000 e de agosto/2002 a dezembro do mesmo ano. Exerceu o cargo de diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, de janeiro/2003 a maio/2004. Integrou até 22/08/2007 o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. É autor de vários trabalhos jurídicos, dentre eles o livro "Aspectos dos Crimes Contra o Sistema Financeiro no Brasil", editado pela Livraria Del Rey Editora Ltda.  

Ângela Maria Catão Alves - corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região  

Natural de Belo Horizonte/MG, a desembargadora federal Ângela Maria Catão Alves tomou posse como desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em 19 de novembro de 2009 pelo critério de antiguidade. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se licenciou, em 1975, nas áreas de Direito e Legislação na Universidade Católica de Minas Gerais. Especializou-se em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas/MG. Foi procuradora da República no período de 1982 a1984. Tomou posse no cargo de juiz federal em 05/09/1984. A magistrada atuou como membro suplente e membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em diferentes períodos entre 1992 e 1999. Foi professora de Direito Tributário e de Direito Civil da Faculdade de Direito Milton Campos, em Belo Horizonte, e diretora do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais no período de 1993 a 1995.  

Prestígio

A posse foi acompanhada pela internet pelo governador do Estado, Mauro Mendes e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, veja abaixo.