facebook instagram
Cuiabá, 23 de Junho de 2025

Justiça Estadual Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2022, 08:40 - A | A

Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2022, 08h:40 - A | A

"AMICUS MALUS"

Servidor da PJC é afastado do cargo após beneficiar amigos

A operação apura os crimes de advocacia administrativa qualificada, usurpação de função pública e coação no curso do processo

Da Redação

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (21), a operação Amicus Malus, para cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, medida cautelar diversa de prisão de afastamento do cargo e ordem judicial de entrega de coisa certa.

As ordens judiciais foram deferidas pela 3ª Vara Criminal de Porto Alegre do Norte, no bojo de inquérito policial em trâmite na Corregedoria-Geral, que apura os crimes de advocacia administrativa qualificada, usurpação de função pública e coação no curso do processo.

As diligências são realizadas nas cidades de Porto Alegre do Norte e em Santa Cruz do Xingu, sendo que nesta cidade a busca e apreensão está sendo feito na delegacia de polícia do município.

O nome da operação Amicus Malus é uma referência ao fato do servidor se valer de seu cargo para ajudar amigos de forma escusa, o que contraria o caráter republicano da Polícia Civil de Mato Grosso. (Com informações da Assessoria da PJC-MT)