A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (4), a Operação Circuitus Magnus, para cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão contra pessoas investigadas por envolvimento em graves crimes relacionados a conflitos possessórios na zona rural da região nordeste de Mato Grosso.
As investigações apuram a atuação de indivíduos nos crimes de lesão corporal grave, sequestro e cárcere privado, tortura e coação no curso do processo e associação criminosa, praticados em meio a disputas por terras em áreas de litígio possessório.
As 10 ordens de busca e apreensão domiciliar foram expedidas pela Juízo de Confresa, embasadas nos indícios colhidos durante as diligências investigativas para apurar a atuação dos suspeitos, bem como visa angariar outras possíveis provas.
Além das medidas cautelares de buscas e apreensões, são realizados atos complementares como perícias das apreensões e oitivas dos envolvidos.
As investigações continuam, visando a conclusão do inquérito policial.
Operação Circuitus Magnus
O nome faz alusão à expressão em latim que significa “grande cerco”, que simboliza a articulação estratégica e o cerco simultâneo aos principais alvos investigados, com o objetivo de desarticular práticas criminosas que vinham sendo reiteradas e organizadas em diversas localidades da região. (Com informações da Assessoria da PJC-MT)