O magistrado Raphael Casella de Almeida Carvalho tomou posse como juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na última sexta-feira (23).
As atribuições serão exercidas no biênio 2022/2024, em substituição à vaga antes ocupada pela juíza Clara da Mota Santos Pimenta Alves, que foi nomeada para assessorar o ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal (STF).
O juiz foi eleito pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no último dia 8.
A vice-presidente do TRE-MT e corregedora regional eleitoral, Nilza Maria Pôssas de Carvalho, frisou o momento da posse, que ocorre na semana antecedente ao primeiro turno das Eleições 2022, em 2 de outubro.
Natural de Paulo de Faria (SP), o magistrado concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP), em 1997, e ingressou na Justiça Federal em junho de 2002 pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, com atuação no Rio de Janeiro e Macaé (RJ) e Vitória (ES). Em maio de 2003 removeu-se para o TRF da 4ª Região, onde atuou nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em janeiro de 2007, já no TRF da 1ª Região (DF e outros Estados), iniciou as atividades jurisdicionais em Cáceres e em 2011 no Juizado em Cuiabá, ambas cidades de Mato Grosso. Foi promovido, no ano de 2013, em Oiapoque (AP), mesmo ano em que retornou para Cáceres e, em janeiro de 2015, iniciou as atividades na 8ª Vara Cível da Justiça Federal, em Cuiabá, onde permanece até hoje. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)