O instrutor Dirceu Ribeiro Sampaio Junior lançou nesta sexta-feira (15), a segunda edição do curso básico de tiro para mulheres.
O curso será realizado no próximo dia 07 de fevereiro, na Eubank Tiro e Defesa, no bairro Santa Cruz 2, em Cuiabá.
Ribeiro é instrutor registrado para civil há mais de dois anos e explicou ao GazetaMT que o curso atende vários objetivos, que vão muito além do simples ensinar a manusear uma arma.
“Muitas mulheres procuram o curso para superar algum tipo de trauma, outras por curiosidade, tem as que sonham em ser policial, seja Militar, Civil ou Federal, outras por esporte. A grande maioria é para defesa pessoal", afirmou.
"Não estou aqui para defender política armamentista ou coisa do tipo. Existem várias formas de uma pessoa se defender. Na nossa sociedade tão violenta, uma delas é ter a sua arma. Claro, passando por todos os testes e preenchendo todos os requisitos exigidos tanto pelo Exército ou Polícia Federal", acrescentou.
De acordo com o instrutor, o público feminino tem se destacado em seus cursos realizados em várias cidades de Mato Grosso.
"Mesmo nos cursos que não são específicos para mulheres elas são maioria. A verdade é que as mulheres são grande maioria em vários segmentos, o tiro esportivo é um deles", afirmou.
Ribeiro, além de instrutor, é policial militar no Estado e para ele é muito importante que as mulheres aprendam a se defender.
"Sempre preparei a minha esposa e já começo a preparar minha filha de 12 anos que já pratica arte marciais. Vamos colocar uma situação, no meu caso como policial vivemos sempre alerta caso aconteça alguma coisa e eu seja surpreendido e superado por qualquer marginal ela será o último recurso para defender nossos filhos. Sempre conversamos, não só sobre como se defender, mas também como evitar as situações, pois isso é sim o mais importante. Desde sentar em lugares estratégicos em espaço público, até mesmo a forma que chegamos em casa", declarou.
Inscrições
As interessadas em participar do curso podem entrar em contato com o instrutor pelo telefone (65) 99338-2239.
As vagas são limitadas e a realização do treinamento atenderá todas as normas de biossegurança.
O valor do investimento é R$ 550, com certificado.
Sobre o curso
Todas as mulheres interessadas em aprender a manusear uma arma podem participar.
"O curso é para iniciantes. Aquelas que nunca tiveram contato com qualquer tipo de armamento. Vai desde legislação, as formas e meios legais para praticar o tiro esportivo e ter sua arma de fogo, suas nomenclatura e sistema de funcionamento, fundamentos do tiro e, por último, o tiro na prática".
O instrutor explica que a capacitação também serve de preparatório para a prova teórica e o teste de tiro para quem pretende ser caçador, atirador e colecionador (CAC).