Cuiabá completa 304 anos de fundação e eis um motivo de grande orgulho para Mato Grosso. A cidade conhecida pela sua hospitalidade, transformou-se em uma capital moderna e propicia um ambiente de negócios que gera oportunidades e movimenta a economia.
Desde sua origem, em torno das lavras de ouro no Rio Coxipó-Mirim, Cuiabá atrai moradores de outros Estados e países, que em busca de oportunidades se instalaram na cidade e contribuíram para a fundação do município em 8 de abril de 1719, assinada pelo bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral.
A Vila do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, por muito tempo conservou peculiares características provincianas. É possível, no centro histórico da cidade verificar na arquitetura colonial traços marcantes da época em que o pequeno vilarejo funcionava em torno da extração de ouro.
Hoje, uma capital em expansão, e cada vez mais moderna e pujante, Cuiabá tem notório potencial de crescimento, visto que sua posição estratégica central na América do Sul, sendo o centro geodésico do continente, pode ser explorada de diversos modos. Vê-se por exemplo que o Aeroporto Marechal Rondon se situa entre os 15 maiores terminais aeroportuários do país, recebendo só 2022 mais de 2,9 milhões de passageiros.
Além da sua dinamicidade econômica, possuindo segundo o IBGE um PIB de R$ 26,5 bilhões, Cuiabá é também a sede política do Estado, possuindo o Centro Político Administrativo, onde atua o funcionalismo público, também de importante impacto positivo para o município, dada sua participação no consumo, o que contribui com os principais setores econômicos da cidade, que é são comércio e serviço.
Hoje, segundo o site Empresômetro, Cuiabá possui 101.910 mil empresas ativas, o que representa 23% do estoque de empresas no Estado. Demonstrando que a iniciativa privada encontra na cidade importantes oportunidades de consolidação.
Impossível falar de Cuiabá e não exaltar sua cultura. Sem dúvidas, o calor característico da cidade é também inspiração para uma produção artístico-cultural difusa, que valoriza o cotidiano agitado de sua população e as noites festivas que envolvem a todos, sejam moradores ou visitantes, nativos ou emigrantes, ou como se diz em bom cuiabanês “paus rodados” – aqueles vindos de outras terras como eu, que vim do Rio de Janeiro.
Por todas as suas conquistas e glórias, desejo em nome da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat) felicidades à Cuiabá e aos cuiabanos. Que sua história celebre cada vez mais conquistas.
Igor Veiga Carvalho Pinto Teixeira é procurador do Estado de Mato Grosso, advogado e presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat).