facebook instagram
Cuiabá, 27 de Julho de 2024
logo
27 de Julho de 2024

OAB Sábado, 31 de Agosto de 2019, 09:00 - A | A

31 de Agosto de 2019, 09h:00 - A | A

OAB / MOTIVOS DE SAÚDE

TRF1 suspende multa aplicada a advogada que faltou audiência

A decisão atendeu o pedido da Ordem dos Advogados em Mato Grosso (OAB-MT), que ajuizou um mandado de segurança

Da Redação



O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Olindo Menezes, suspendeu, liminarmente, os efeitos da decisão de um juiz que aplicou multa e bloqueou bens de uma advogada que não pode comparecer a uma audiência por motivos de saúde

A decisão atendeu o pedido da Ordem dos Advogados em Mato Grosso (OAB-MT), que ajuizou um mandado de segurança.

O juiz decretou abandono de causa e aplicou multa de dez salários mínimos e o bloqueio imediato desses valores na conta bancária da profissional.

Contudo, a advogada apresentou atestado e relatório odontológico explicando o procedimento emergencial ao qual foi submetida, bem como a recomendação de afastamento das atividades profissionais pelo período de sete dias.

Por meio do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), a OAB-MT alegou que, diante da situação, não se pode caracterizar abandono de causa. Além disso, o sequestro de bens, de ofício, sem o devido processo legal, representa uma flagrante violação do Código de Processo Civil (CPC).

Em sua decisão, o desembargador declarou que a imputação de uma conduta processual tão desqualificadora, que depõe contra a própria atuação profissional do causídico, mostra-se de rigor acima da pretensão normativa.

“Por outro lado, o decreto de constrição dos bens de forma imediata atenta contra o princípio do devido processo legal e se revela, acaso possível fosse a medida, mais excessivo porque fora das balizas do art. 833 do CPC, com a devida vênia do seu prolator”, diz trecho da decisão. (Com informações da Assessoria da OAB-MT)