Teve início nesta quinta-feira (12) o IV Congresso de Recuperação e Reestruturação de Empresas da OAB-MT. O evento segue até esta sexta-feira (13), em Cuiabá, e contará com as presenças dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo e Marco Buzzi.
Na abertura do evento, que reúne mais de 400 pessoas, o presidente da Comissão Estadual de Falência e Recuperação de Empresas da OAB-MT, Breno Miranda, agradeceu ao apoio da gestão da Ordem e parceiros e também pela participação dos 26 nomes renomados no congresso.
“Se em sua quarta edição este evento chegou a esse tamanho e importância, é por sempre, desde a primeira edição, prezarmos pela qualidade do time de palestrantes e seriedade nos temas tratados. Além disso, me curvo e agradeço a esta plateia altamente qualificada que temos aqui. É muito bom recebê-los em Cuiabá. Espero que este evento sirva de inspiração para o caminhar profissional de cada um de vocês”, afirmou o advogado.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou a relevância do evento, que faz parte do calendário nacional.
“Este congresso, que já faz parte do calendário nacional de eventos jurídicos, nos enche de orgulho. Está, sem dúvidas, alinhado a uma das principais finalidades do Sistema OAB, que é promover ações de qualificação permanente da advocacia e fomentar debates de alto nível entre a advocacia”, completou a presidente.
O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Marcos Machado, falou sobre a importância de estreitar cada vez mais as relações com a OAB, parceria que, segundo ele, gera melhorias para todos.
“A OAB-MT vem alcançando uma grandeza no cenário nacional que abrilhanta e fortalece todo o sistema de Justiça com as suas contribuições. Aqui no estado estamos colhendo bons resultados com a regionalização da vara de Recuperação Judicial e Falência, por exemplo, que foi uma pauta trazida pela OAB. Esse é o caminho, pois é a advocacia quem atesta o bom funcionamento do Sistema, é quem está na ponta”, destacou o desembargador.
Representando a diretoria da OAB Nacional, o conselheiro federal por Mato Grosso e diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Leonardo Campos, falou sobre as recentes vitórias da advocacia no âmbito nacional e os avanços testemunhados desde a primeira edição do Congresso, realizado durante sua gestão à frente da Seccional.
“Lembro-me que na primeira edição, discutíamos aqui neste evento o mercado de trabalho para a advocacia nesta área. Hoje, temos um campo de estudo consolidado, profissionais renomados e avançamos em diversas frentes pelo fortalecimento da advocacia. Ontem, por exemplo, tivemos aprovado no Congresso Nacional alterações no Estatuto da OAB que visam reforçar a indispensabilidade do profissional a advocacia, as nossas prerrogativas e a defesa dos honorários. Em nome do nosso presidente nacional, Beto Simonetti, quero ressaltar o trabalho da OAB Mato Grosso e o papel de destaque que hoje ocupa no cenário nacional. Sigamos avançando e evoluindo nos debates, nas pautas, nos estudos e nas conquistas”, concluiu Leonardo Campos.
O congresso
O evento está sendo realizado no Gran Odara Hotel, em Cuiabá, até esta sexta-feira (13).
O congresso conta com 12 painéis temáticos, conduzidos por mais de 26 grandes nomes da advocacia, entre ministros, juízes, promotor, professores e advogados renomados para informar e esclarecer as principais pautas acerca da recuperação de empresas.
Nesta sexta-feira, o ponto alto da programação são as palestras presenciais dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo e Marco Buzzi. (Com informações da Assessoria da OAB-MT)