Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso derrubaram, nesta quarta-feira (2), o veto ao Projeto de Lei nº 1547/2024, que dispõe sobre o fornecimento gratuito dos resultados de exames realizados no sangue dos doadores.
Agora, o projeto segue novamente para a sanção do Executivo.
O projeto foi aprovado em segunda votação em janeiro passado e seguiu para ser sancionado. O governador Mauro Mendes (União), no entanto, vetou a proposição - que foi derrubado nesta quarta pelos deputados.
O projeto prevê que os bancos de sangue dos hospitais de Mato Grosso e o Hemocentro forneçam, também por meio eletrônico, o resultado dos exames realizados durante a triagem dos doadores.
No processo de doação de sangue, o doador passa por uma série de exames para garantir que o sangue coletado seja seguro tanto para o doador quanto para o receptor. Entre os exames está um teste simples para verificar os níveis de hemoglobina no sangue do doador, importante para garantir que o doador não esteja anêmico.
Atualmente, os doadores precisam se deslocar até o ponto de doação para acessar o resultado dos exames, o que acaba desestimulando a população a realizar a doação. (Com informações da Assessoria da ALMT)