A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), apresentou, nesta quinta-feira (13), um projeto de lei que institui o Programa Municipal de Inclusão Digital para Idosos.
A propositura nº 1317/2025 prevê a alfabetização digital da terceira idade por meio de capacitações promovidas em parceria com instituições de ensino, projetos sociais, ONGs, empresas de tecnologia e órgãos públicos. O objetivo é garantir maior independência aos idosos, facilitando o acesso a serviços públicos e ampliando as oportunidades de interação social.
Em sua justificativa, Paula afirmou que a regulamentação, caso seja sancionada pela Prefeitura de Cuiabá, contribuirá para a redução dos índices de isolamento social e vulnerabilidade econômica.
“Sabemos que, com os avanços tecnológicos, muitos idosos acabam ficando à margem do acesso a serviços e informações, muitas vezes por falta de familiaridade com celulares, smartphones e internet. Essa exclusão digital limita não apenas a comunicação, mas também o acesso a serviços essenciais, aumentando o risco de golpes e outros crimes. Pensando nisso, propus esse projeto, que acredito ser extremamente benéfico”, declarou a parlamentar.
De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, Mato Grosso conta com mais de 282 mil idosos, sendo 56.258 residentes em Cuiabá.
O projeto de lei teve o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovado por 25 votos favoráveis em plenário e seguirá para votação nos próximos dias. (Com informações da Assessoria da Câmara de Cuiabá)