facebook instagram
Cuiabá, 16 de Fevereiro de 2026

Justiça Trabalhista Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026, 11:30 - A | A

Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026, 11h:30 - A | A

VERBAS RESCISÓRIAS

TST conduz acordo que beneficia bombeiros civis em todo país

Está previsto o pagamento de aproximadamente R$ 3 milhões aos trabalhadores

Da Redação

Uma mediação, conduzida pela Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), resultou na celebração de um acordo que beneficiará, em âmbito nacional, aproximadamente 232 bombeiros civis. Está previsto o pagamento de aproximadamente R$ 3 milhões aos trabalhadores.

A Reclamação Pré-Processual (RPP) foi ajuizada em 23 de janeiro pela Federação Nacional dos Trabalhadores Bombeiros Civis (Fenabci). O objetivo foi garantir a efetivação dos direitos de empregados a verbas rescisórias em diversos estados.

Conforme o vice-presidente e coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc) do TST, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, o caso evidencia a importância da mediação como instrumento de desjudicialização e pacificação social.

"Ao privilegiar o diálogo e a construção consensual de soluções, evita-se o prolongamento do processo, reduz-se o desgaste das partes e assegura-se maior celeridade na satisfação dos direitos envolvidos, promovendo uma transição da cultura do litígio para a cultura do diálogo e da paz".

A mediação contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT). (Com informações da Assessoria do TST)