facebook instagram
Cuiabá, 27 de Novembro de 2025

Justiça Trabalhista Terça-feira, 04 de Novembro de 2025, 09:54 - A | A

Terça-feira, 04 de Novembro de 2025, 09h:54 - A | A

SEMANA DA CONCILIAÇÃO

TRT-MT promove soluções consensuais em processos trabalhistas

A programação no TRT inclui a mobilização de magistrados e servidores em um esforço concentrado na ampliação de pautas nos Cejuscs

Da Redação

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso deu início às atividades da 20ª Semana Nacional da Conciliação. A iniciativa, que segue até sexta-feira (7), reúne tribunais de todo o país em um esforço concentrado para promover acordos e soluções consensuais de conflitos.

Coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana integra a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, instituída pela Resolução CNJ n. 125/2010.

Durante a abertura, a presidente do TRT-MT, desembargadora Adenir Carruesco, destacou o papel transformador da conciliação, que, segundo ela, “rompe com a lógica do ‘ganha-perde’ judicial”.

“A conciliação é a oportunidade de construir consensos, de encontrar soluções criativas e duradouras, que vão além do mero encerramento processual. Ela permite que as partes, antes adversárias, se tornem arquitetas de suas próprias soluções, reconstruindo relações e promovendo uma pacificação autônoma”, afirmou.

A presidente também convidou magistrados, servidores e jurisdicionados a se abrirem para o diálogo durante a semana.

“Convido-os a entrar nas salas de conciliação não com a guarda levantada, mas com o coração e a mente abertos para a escuta ativa e a empatia. Confiem no processo e na dedicação dos nossos conciliadores. Ao abraçarmos a conciliação, estamos construindo pontes e fomentando uma cultura de paz".

A coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc) de 2º Grau, desembargadora Beatriz Theodoro, também ressaltou a importância da iniciativa e do engajamento de todos os atores do sistema de Justiça.

“É muito importante que todos saibam que o TRT não é apenas um lugar onde se proferem sentenças e se produzem provas. É um ambiente de escuta e acolhimento, voltado a auxiliar na conciliação dos processos”, destacou.

“A conciliação restabelece a confiança e mostra que a Justiça pode, sim, ser um espaço de escuta e de reconstrução”, concluiu.

A programação no TRT inclui a mobilização de magistrados e servidores em um esforço concentrado na ampliação de pautas e audiências de conciliação nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de 1º e 2º grau. (Com informações da Assessoria do TRT-MT)