O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) divulgou os principais eixos de atuação para as Eleições Gerais de 2026.
Dentre eles, está o combate ao crime organizado. Conforme o Ponto na Curva já havia antecipado, a presidente do TRE, desembargadora Serly Marcondes, afirmou que adotará ações para inibir o financiamento ilícito de campanhas políticas. Para tanto, atuará em parceria com o Ministério Público e as forças de segurança.
Outro eixo de atuação será o incentivo à participação feminina no pleito. O objetivo da nova diretoria do Tribunal é ampliar as ações afirmativas para contar com a maior participação das mulheres na política nas próximas eleições.
O combate ao assédio eleitoral, seja nas empresas ou em comunidades vulneráveis, também terá mais atenção do TRE.
Além disso, a Justiça Eleitoral mato-grossense fixou, entre os eixos de atuação, a gestão eleitoral com segurança e liberdade e o fortalecimento de parcerias institucionais.
Outra demanda será o monitoramento e a resposta contra a circulação de fake news.
Sobre o pleito do próximo ano, a presidente afirmou que o TRE-MT está pronto para aplicar as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Antes de serem consolidadas, elas passaram por consulta pública e valem para o Brasil inteiro, e se valem para o Brasil inteiro, valem para Mato Grosso também. Então, a correta aplicação destas resoluções garante o resultado satisfatório da eleição. Temos um calendário a ser seguido, passo a passo, e o mais importante é ter uma equipe preparada e treinada, que cumpra exatamente o que está sendo planejado”.
O TRE também divulgou as frentes prioritárias do planejamento estratégico, que são: Gestão eficiente dos recursos públicos; Planejamento de contratações e licitações; Sustentabilidade; e Inovação e inclusão digital. Para executá-los, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso conta com 281 servidores e servidoras efetivos e 212 requisitados e requisitadas, que passam por constantes capacitações, visando ao fortalecimento da atuação de magistrados e chefias de cartório.
(Com informações da Assessoria do TRE-MT)