facebook instagram
Cuiabá, 16 de Fevereiro de 2026

Justiça Eleitoral Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026, 11:35 - A | A

Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026, 11h:35 - A | A

EM TEMPO REAL

TRE pretende usar Vigia Mais para acompanhar ocorrências nas eleições

Justiça Eleitoral busca integração da ferramenta ao sistema de monitoramento das câmeras do programa

Da Redação

Considerada uma ferramenta inovadora, que visa dar resposta ágil às ocorrências durante as eleições, o sistema Camino será aprimorado para as eleições deste ano. O assunto foi tratado pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, e a equipe técnica responsável.

O Camino já permite o acompanhamento direto e em tempo real das ocorrências, facilitando a intervenção, quando necessária. A intenção, agora, é integrar a aplicação desta ferramenta com a aplicação das câmeras de monitoramento do programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado. Para isso, o Tribunal buscará ampliar a parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) que, nas Eleições Municipais de 2024, foi concretizada com o acesso do TRE-MT às imagens das câmeras.

Para se ter uma ideia, só até outubro de 2025, Mato Grosso já contava com mais de 18 mil câmeras de videomonitoramento, com adesão de 128 municípios, o correspondente a 90% das cidades do estado.

“Esse é um trabalho construído a muitas mãos, com o apoio das forças de segurança e de diversas instituições. A ferramenta vem para fortalecer nosso compromisso maior: cuidar da segurança da população no dia do voto e de todos e todas que trabalham para que a eleição aconteça”, ressaltou a presidente do TRE-MT.

O sistema, que trabalha com soluções de geotecnologia, foi apresentado à desembargadora pelo coordenador de Sistemas Eleitorais, Salomão Fortaleza. Ele demonstrou que pelo painel, é possível acompanhar a situação dos 1.517 locais de votação, distribuídos nas 57 Zonas Eleitorais de Mato Grosso. Ele também frisou que, com a integração das câmeras do programa Vigia Mais MT, este monitoramento será ainda melhor.

“Nós já temos acesso às imagens e agora precisamos integrá-las ao sistema Camino e, pela qualidade que constatamos, será possível identificar diversas situações no dia da eleição, como compra de votos, por exemplo, de forma rápida e eficaz”, explicou.

Outra melhoria que deverá ser feita para este pleito é aprimorar o rastreio das urnas eletrônicas durante o transporte para eleição. O secretário de Tecnologia da Informação, Leon Manoel Campos dos Santos Filho, destacou a importância de aprimorar a ferramenta.

“O aprimoramento contínuo da ferramenta é essencial para torná-la cada vez mais eficiente, segura e alinhada às necessidades operacionais da Justiça Eleitoral, contribuindo diretamente para a excelência dos serviços prestados à sociedade”.

Gestão Integrada

O Camino será fundamental para o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que é responsável pelo planejamento da segurança das Eleições Gerais de 2026 e centraliza o atendimento às ocorrências policiais no período de eleição.

O GGI é composto por membros do TRE-MT; Sesp-MT; Polícia Judiciária Civil (PJC-MT); Polícia Militar (PM-MT); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Exército Brasileiro; Marinha do Brasil; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal de Várzea Grande; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE); Águas Cuiabá; OI Telecomunicações; Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; Energisa; 3Corp Technology; e Correios. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)