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Cuiabá, 24 de Maio de 2025

Executivo Quinta-feira, 22 de Maio de 2025, 09:39 - A | A

Quinta-feira, 22 de Maio de 2025, 09h:39 - A | A

IRREGULARIDADES

Prefeitura dá 30 dias para empresa regularizar coleta de lixo

A notificação está embasada em inúmeras reclamações de moradores, além de dados georreferenciados que apontam falhas graves na cobertura da coleta

Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, notificou os representantes da empresa Locar, responsável pela coleta de lixo na capital, dando um prazo de 30 dias para que regularize os serviços prestados à população.

A notificação está embasada em inúmeras reclamações de moradores, além de dados georreferenciados que apontam falhas graves na cobertura da coleta.

Foram apresentados mapas que mostram a ausência total de coleta em diversos bairros da Capital.

“Tivemos uma reunião agora com a empresa Locar. Ela foi notificada e através de uma reunião produtiva apresentamos os mapas de observação, apresentamos as fotos, as reclamações da população e cobramos uma solução disso. O contrato é um contrato recente, foi feito em novembro do ano passado, então não é um contrato fácil de romper. Mas a empresa se comprometeu. Se em 30 dias ela não melhorar o serviço, agora oficialmente, documentalmente, a gente vai iniciar um processo de rompimento bilateral do contrato.”, afirmou o prefeito.

O secretário da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Felippe Wellaton, reforçou a gravidade da situação.

"Há áreas inteiras da cidade sem coleta há dias. A georreferenciação não deixa dúvidas sobre os pontos críticos. A cobrança é técnica, baseada em evidências concretas”.

O prefeito também orientou a população para registrar as reclamações, uma vez que elas servirão de base para a fiscalização do cumprimento do prazo.

“É importante que você continue cobrando. A empresa foi oficialmente notificada e, se não cumprir, vamos romper o contrato dentro da legalidade”, garantiu.

O compromisso foi formalizado por meio de um ofício assinado nesta quarta-feira (21). No documento, a empresa Locar reconhece os problemas na prestação do serviço e se compromete a adotar todas as providências necessárias para restabelecer a eficiência da coleta.

O não cumprimento do termo no prazo estipulado poderá resultar na abertura de processo para rescisão do contrato, conforme prevê a cláusula 19 do Contrato nº 448/2024, firmado com a Limpurb. (Com informações da Secom de Cuiabá)