facebook instagram
Cuiabá, 15 de Dezembro de 2025

Executivo Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025, 14:00 - A | A

Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025, 14h:00 - A | A

ACORDO COM MPE

Município deve garantir rede de esgoto em conjunto habitacional

A medida atende à necessidade urgente de proteção ambiental e à saúde da população, diante da constatação de fossas rudimentares

Da Redação

A Promotoria de Justiça Cível de Colíder celebrou termo de compromisso com a concessionária Águas Colíder Ltda. e o Município para assegurar a implantação da rede pública de esgotamento sanitário no Conjunto Habitacional “Tô Feliz”, localizado no bairro Celídio Marques. 

Conforme consta no documento, a medida atende à necessidade urgente de proteção ambiental e à saúde da população, diante da constatação de fossas rudimentares que contaminavam solo e águas subterrâneas. 

O acordo estabelece que a concessionária deverá concluir a obra até 30 de outubro de 2026, apresentando ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) um cronograma físico-financeiro detalhado em até 30 dias.

Também ficou definido que o Município realizará intervenções emergenciais de drenagem e manutenção periódica para reduzir riscos aos moradores até a conclusão da infraestrutura definitiva. 

Segundo a promotora de Justiça Graziella Salina Ferrari, a atuação do Ministério Público foi essencial para antecipar uma solução que estava prevista apenas para 2030.

“O saneamento básico é um direito fundamental e não pode esperar. Nosso objetivo é garantir dignidade e saúde à população, além de preservar o meio ambiente, exigindo medidas concretas e prazos definidos para resolver um problema histórico.” 

O Termo de Compromisso possui eficácia de título executivo extrajudicial e prevê multa diária de R$ 3 mil em caso de descumprimento, revertida ao Fundo Municipal do Meio Ambiente ou a projetos ambientais homologados.  (Com informações da Assessoria do MPE)